Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Agentes penitenciários encontram facas, celulares e drogas em vistoria

A revista nos 4 pavilhões da unidade ainda flagrou extensões e pilhas alcalinas, usadas para recarregar os celulares.

19/03/2017 10:53

Em uma vistoria feita nos quatro pavilhões que formam a Penitenciária Irmão Guido, localizada na saída Sul de Teresina, na BR 316, os agentes penitenciários encontraram uma grande quantidade de facas artesanais, celulares e carregadores de posse dos presos. O material foi apreendido na manhã de hoje (19).

Os agentes identificaram ainda vários fio e extensões elétricas, e pilhas alcalinas. O presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), José Roberto Pereira explica como, apesar dos pavilhões não possuírem sequer instalações elétricas nas paredes, os presos conseguem carregar a bateria dos celulares.

“Dentro dos pavilhões e dentro das celas não tem energia. No passado tinha, agora não tem mais. Só que eles utilizam essa fiação para fazer uma conexão com as pilhas. Fazem uma “gambiarra” para conseguir energia”, disse José Roberto. “Lá dentro não tem tomadas, sequer lâmpadas. A iluminação é noturna, feita através de holofotes”.

Segundo o presidente do Sinpoljuspi, os objetos são arremessados pelo lado de fora do presídio, por pessoas contratadas pelos presos para fazer o serviço. “Na tela que fica acima dos pavilhões você vê sacos, garrafas de cachaça... E não tem ninguém vigiando? Ora, não tem como o policial militar, que é apenas um, cobrir todo o espaço dos 4 pavilhões”, argumenta.

As facas encontradas na revista são feitas com os vergalhões, que são arrancados das paredes e teto das celas e amolados no chão do presídio. A vistoria ainda encontrou pequenas quantidades de crack e maconha.

Edição: Nayara Felizardo
Por: Andrê Nascimento
Mais sobre: