Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Presos cavam terceiro túnel em 4 meses, na penitenciária de Esperantina

Agentes encontram túnel de 12 metros na Penitenciária de Esperantina

23/11/2015 10:03

Agentes penitenciários encontraram um túnel de 12 metros de extensão partindo do Pavilhão D da Penitenciária de Esperantina. A escavação seria suficiente para dar fuga a pelo menos 57 presos de cinco celas situadas em suas proximidades. Este é o terceiro túnel encontrado na Penitenciária nos últimos quatro meses. Em julho deste ano , os agentes descobriram um de seis metros partindo do Pavilhão B e, há 15 dias, encontraram outro de sete metros partindo do Pavilhão C.

Segundo Vilobaldo Carvalho, diretor jurídico do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), os Pavilhões C e D são consideradas áreas críticas no Presídio de Esperantina. A penitenciária, que tem capacidade para 150 presos, atualmente abriga um número 297, quase o dobro do que realmente suporta.

“Para se ter ideia, hoje dia nem dá mais para separar os detentos conforme a gravidade dos crimes que eles cometeram, o que está previsto em lei, tudo por conta da quantidade de gente que chega todos os dias”, diz Vilobaldo.

O diretor jurídico do Sinpoljuspi explica ainda que é difícil para os agentes darem conta da quantidade de presos da Penitenciária de Esperantina. Segundo ele, são apenas quatro por plantão. Eles precisam ainda se dividir entre as vistorias nas celas, a guarda externa e a escolta para audiências.

Em vistoria feita na Penitenciária de Esperantina anteriormente este mês, os agentes encontraram mais de 50 objetos cortantes, aparelhos celulares e descobriram que havia cinco celas com as grades cerradas ou semicerradas. “Foi preciso retirar esses detentos dessas celas e houve um princípio de motim, porque uma fuga foi abortada. Eles se agitam sempre que acontece algo assim”, relata Vilobaldo.

Tentativa de fuga

Na madrugada desta segunda-feira (23), por volta das 4h, um grupo de 18 presos tentou fugir pelo teto da penitenciária Irmão Guido. Eles conseguiram chegar até a laje, mas 16 foram recapturados e dois fugiram. Eles estavam todos em uma mesma cela do Pavilhão B.

Mais sobre: