Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Agentes encontram drogas e celulares em cela de penitenciária no PI

A suspeita é de que o material tenham sido jogado por cima dos muros do presídio.

19/05/2017 17:23

Em visita de rotina feita pelos agentes penitenciários na Penitenciária Mista de Parnaíba no final da noite de ontem (18), foram encontrados 13 celulares, 12 carregadores duas facas, objetos cortantes feitos com material da própria cela, além de três balanças de precisão e uma quantidade de cocaína escondidos dentro dos colchões de uma das celas, que abriga atualmente 20 detentos.

Material encontrado na cela que abrigava 20 detentos. (Foto: Divulgação/Sinpoljuspi)

De acordo com o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), a suspeita é de que o material encontrado tenha sido jogado por cima dos muros do presídio. O vice-presidente do Sinpoljuspi esclarece também que falhas na estrutura física e a superlotação do presídio beneficiam a entrada clandestina de materiais proibidos. “O prédio onde funciona a penitenciária é um antigo mercado público, que foi adaptado para receber os presos e transformado em um presídio”, explica.

Segundo Kleiton Holanda, o material usado na revista está defasado e muitas visitantes chegam até as celas dos presos sem passar pela revista de segurança. “Muitas vezes as visitas chegam a entrar na cela dos presos, aproveitando que não tem agentes por perto. Isso acontece porque é muito preso para pouco agente, e não tem como eles darem conta de tudo ao mesmo tempo”, afirma Kleiton Holanda.

Os presos foram desprovidos do banho de sol como forma de punição pelo material encontrado. O Sinpoljuspi acredita que o material poderia ser inclusive usado para ameaçar agentes e quem sabe até iniciar um motim.

Por: Nathalia Amaral e Maria Clara Estrêla
Mais sobre: