Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Adolescentes acusados de estupro coletivo em Bom Jesus são liberados

Ministério Público Estadual havia pedido internação provisória dos quatro para fazer um estudo psicossocial junto às famílias.

27/05/2016 12:22

Os quatro adolescentes acusados de terem participado do estupro coletivo a uma menina de 17 anos no último dia 20, em Bom Jesus, foram liberados na noite de notem (26) e vão responder ao processo em liberdade. Eles ainda se encontravam recolhidos à delegacia da cidade, e o Ministério Público Estadual já havia pedido, nesta semana, a internação provisória deles. 

O pedido foi negado pelo juiz Heliomar Rios Ferreira, que decidiu pela soltura dos rapazes, alegando a inexistência de antecedentes criminais e a impossibilidade deles de atrapalharem a investigação em curso. A promotora Gabriela Santana pedido a imediata transferência dos adolescentes para o Centro de Internação Provisória (CEIP), em Teresina, onde os jovens deveriam permanecer pelo prazo máximo de 45 dias. Durante este período, seria feito um estudo psicossocial junto à família e aos acusados.

“Como eles são menores infratores, só podem permanecer recolhidos na delegacia no máximo até cinco dias após o crime. Depois disso, ou são internados provisoriamente ou o juiz libera. O Ministério Público pediu a internação, mas o juiz decidiu não acatar pedido, então eles tiveram que ser liberados”, explica o delegado Aldely Fontinelli, titular da Delegacia de Bom Jesus.

O caso

Os quatro adolescentes foram apreendidos na madrugada do último domingo (22), sob suspeita de envolvimento no estupro coletivo a uma jovem na noite da sexta-feira (20). Segundo a polícia, eles teriam agido acompanhados de um rapaz de 18 anos, identificado como Roberto da Silva Oliveira, que confessou o ato sexual em depoimento. O crime foi comprovado através de exame de corpo de delito na vítima. De acordo com o delegado Aldely Fontinelli, o momento agora é de individualizar a conduta de cada um no momento.

“Nós precisamos saber qual a participação exata de cada adolescente no caso. O Roberto já confessou, disse que os jovens estavam presentes na hora, mas não especificou o que cada um fez. Estamos apurando isso”, finaliza o delegado Aldely, e acrescenta que, na segunda-feira (30), Roberto deverá ser transferido para a Penitenciária de Bom Jesus.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: