Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Acusados de matar empresário em Teresina vinham monitorando a vítima

O empresário Leandro Gonçalves de Carvalho Lima foi assassinato ao reagir a uma tentativa de roubo no bairro Lourival Parente. Dois já foram presos.

21/02/2017 07:37

Atualizada às 08h37min

A Polícia Militar informou que o outro suspeito de ter participado da tentativa de assalto e morte do empresário foi preso na madrugada de hoje (21) em Teresina e encaminhado para a Central de Flagrantes. Ele foi identificado apenas como Laércio, mais conhecido no mundo do crime como "Gordinho".

Iniciada às 07h37min

O empresário Leandro Gonçalves de Carvalho Lima, 42 anos, foi assassinado no final da noite de ontem (20) ao reagir a uma tentativa de assalto na Rua 03 do bairro Lourival Parente, zona Sul de Teresina. Segundo a polícia, ele levava uma quantia de aproximadamente R$ 21 mil dentro do carro, quando foi abordado por uma motocicleta com dois indivíduos. Para tentar se livrar deles, Leandro jogou o carro contra a moto, mas, antes da queda, o garupa, com a arma em punho, efetuou pelo menos dois disparos que atingiram o empresário no rosto. A informação é do delegado Francisco Baretta, coordenador da Delegacia de Homicídios.

Um dos envolvidos no assalto foi identificado como Francisco das Chagas Oliveira Filho. Ele ficou ferido com a queda da motocicleta e teve que ser levado para HUT, onde permanece recolhido aguardando liberação pela equipe médica para prestar depoimento à polícia. O outro suspeito, que conseguiu fugir do local a pé, já foi devidamente identificado e a polícia já tem informações sobre sua localização, é o que afirma o delegado Baretta.

“Pelas circunstâncias e características do crime, e com base em tudo que foi apurado pelo delegado Danúbio [Dias] e a nossa equipe, ficou claro que os criminosos já vinham planejando essa ação criminosa. O indivíduo que foi preso e autuado em flagrante confessou que eles já tinham essa intenção de assaltar o empresário, inclusive passaram a monitorá-lo e sabiam do deslocamento dele com a coleta de dinheiro e todos os seus horários”, explica o delegado.


O delegado explica que os criminosos já vinham monitorando o empresário antes de cometer o crime (Foto: Marcela Pacheco/Arquivo O Dia

Baretta menciona ainda que a polícia teve acesso a um áudio em que os criminosos planejam toda a ação contra Leandro, discutindo como deveriam abordá-lo e o melhor horário para isso ser feito. Na gravação, o delegado explica, há participação de um terceiro indivíduo que passa todas as coordenadas aos suspeitos, mas a polícia ainda está investigando quem seria essa pessoa.

Questionado se o os criminosos seriam próximos à vítima ou teriam contato com gente de seu convívio, o delegado explica: “Essa informação de que eles eram funcionários do empresário não procede. Inclusive as pessoas ligadas a ele foram ouvidas e participaram do auto de reconhecimento do suspeito, mas o delegado Danúbio descartou essa hipótese de que eles eram conhecidos”. Baretta menciona ainda que o empresário costumava circular com grandes quantias em dinheiro para fazer e receber pagamentos, e que sempre andava na companhia de um segurança.

A motocicleta utilizada pelos criminosos foi apreendida e, segundo a polícia, ela teria sido roubada de seu proprietário por volta das 17 horas do dia de ontem (20). “Foi ouvido um indivíduo, localizado logo após o crime, dizendo que essa motocicleta era de propriedade dele e que ela tinha sido roubada no final da tarde, mas como ele não apresentou nenhum BO, estamos verificando essa história”, finaliza o delegado Baretta.

Leandro Gonçalves de Carvalho Lima era dono de uma rede de depósitos de bebidas em Demerval Lobão e Teresina e deixa duas filhas.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: