Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Acusado de estuprar 5 meninas em Inhuma é preso em flagrante

José Celestino é foragido da Justiça do Paraná há 20 anos.

16/07/2015 11:00

A Polícia Civil prendeu, nesta quarta-feira (15), um homem acusado de estuprar pelo menos cinco meninas entre oito e 12 anos de idade no município de Inhuma, a 250 quilômetros de Teresina. José Celestino da Silva tem 65 anos e foi pego em flagrante despindo uma das meninas e prestes a estupra-la.

Sua prisão foi efetuada após a Delegacia de Valença receber denúncias de uma mãe informando do comportamento alterado da filha e das suspeitas que tinha contra o acusado. “A mãe da garota disse que ela estava anormalmente calada nas últimas semanas e cada vez mais introspectiva evitando ficar na presença dos familiares. E quando era questionada se estava acontecendo algo, se mantinha calada”, afirma o delegado Maycon Braga, da delegacia de Inhuma.

Quando a polícia chegou à residência de José Celestino, o encontrou despido e tirando as roupas da menina de 12 anos preparando-se para ter relações sexuais com ela. “Foi asqueroso. Não tem outra palavra para descrever aquilo. Se para a gente, que trabalha com isso, que está acostumado com situações extremas foi horrível, agora imagine para uma criança que às vezes mal sabe o que está acontecendo”, relata o delegado Maycon.

O acusado atraía as meninas para sua casa oferecendo-lhes bombons e quantias de dois a cinco reais. Depois do abuso, ele ameaçava as vítimas e pedia para que elas não contassem a ninguém o acontecido porque ele poderia ser preso e elas deixariam de ganhar os "presentes". Segundo a polícia, houve conjunção carnal mais de uma vez com todas as meninas e uma delas, a de 12 anos, já vinha sendo estuprada desde os 10 anos de idade.

José Celestino foi autuado em flagrante e encontra-se detido na Delegacia de Inhuma. Ele também é foragido da Justiça de Cascavel, no Paraná, onde foi condenado também por estupro no ano de 1995. Desde então, vivia viajando pelo país evitando manter endereço fixo para não ser encontrado. Para a polícia, há possibilidades de ele ter cometido outros crimes de estupro Brasil afora. No Piauí, ele confessou ter abusado de cinco meninas, mas o delegado Maycon Braga afirma que este número pode ser maior.

A polícia está verificando se ele passou por outras cidades no Piauí antes de Inhuma e já contatou a Justiça de Cascavel para informar de sua prisão. Ele deve permanecer em solo piauiense até o fim do inquérito dos cinco estupros praticados aqui.

Mais sobre: