Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Acidente envolvendo caminhão-pipa deixa duas pessoas mortas e duas feridas

À Polícia, o pipeiro alegou que a barra de transmissão do caminhão teria quebrado, o que fez com que ele fosse de encontro ao outro veículo.

17/02/2017 15:42

Um acidente de trânsito envolvendo um caminhão-pipa e outro veículo deixou duas pessoas mortas e duas feridas, por volta das 17 horas da última quinta-feira (16), na BR 407, no município de Patos, a 417 km de Teresina.

Acidente ocorreu no final da tarde de quinta-feira (Fotos: CidadesNaNet.com)

O caminhão (de placa HVA 8315) era conduzido por Rilton Carlos Ferreira Silva, e colidiu frontalmente com o outro caminhão, onde estava um casal, que faleceu ainda no local. No momento do acidente, o caminhão-pipa estava se dirigindo a um manancial para coletar água.

À Polícia, o pipeiro alegou que a barra de transmissão do seu veículo teria quebrado, o que fez com que ele fosse de encontro ao outro caminhão. Além dele, outro homem estava no veículo. Ambos ficaram feridos, mas sem risco de morte.

No início desta semana, em entrevista a O DIA, o tenente-coronel Francisco Nixon Lopes Frota, comandante do 25º Batalhão de Caçadores, informou que o Exército identificou uma série de irregularidades cometidas por motoristas de caminhões que atuam na Operação Pipa, destinada a levar água às localidades que mais sofrem com a estiagem, e que é coordenada justamente pelo Exército, contando com recursos do Ministério da Integração Nacional.


Notícia relacionada:

Exército identifica série de irregularidades na Operação Pipa no Piauí 


Segundo Nixon, uma das irregularidades é o acúmulo de empregos por parte dos caminhoneiros. Foram identificados nove pipeiros que estavam trabalhando na Operação Pipa e também prestavam serviços para prefeituras.

O tenente-coronel ressalta que é humanamente impossível acumular os dois serviços, por conta da incompatibilidade de horários. Além disso, os caminhoneiros que conseguem cumprir as duas jornadas de trabalho acabam se desgastando demais, o que aumenta o risco de acidentes, provocados por cochilos ao volante.

No final de 2016, dois acidentes fatais envolvendo caminhões-pipa já haviam sido registrados no Piauí. Num deles, o próprio motorista morreu, e no outro uma pessoa foi atropelada.

Investigação

O tenente-coronel Nixo afirma, ainda, que vai aguardar o resultado da perícia e da investigação que será realizada pela Polícia Civil, as quais poderão apontar se o pipeiro teve culpa pelo acidente ou se, de fato, foi uma fatalidade. Caso a primeira hipótese seja confirmada, ele deverá ser desligado da Operação Pipa.

"Nossa preocupação inicial era saber se o pipeiro e o outro ocupante do veículo estavam bem. Mas duas pessoas morreram no acidente, e é preciso haver uma investigação por parte da Polícia Civil. Agora, o 25º BC está tomando as providências necessárias para que as localidades que seriam atendidas por este caminhão-pipa não fiquem desabastecidas", conclui Nixon.

Por: Cícero Portela
Mais sobre: