Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

2º fase da Operação Livramento prende mais três pessoas em José de Freitas

Ao todo, 19 pessoas já foram presas no município desde o início da operação.

28/08/2015 07:28

A operação Livramento cumpriu mais um mandado de prisão na cidade de José de Freitas. Janiel Ferreira dos Santos, mais conhecido como Janiel Maguim, é considerado um dos homens mais fortes do tráfico de drogas no municípios.

De acordo com informações do delegado Mateus Zanatta, Janiel Maguim é o responsável pela droga apreendida na primeira fase da Operação, no dia 13 de agosto. Na ocasião, foram apreendidas 2kg de entorpecentes, entre crack, cocaína e maconha, além de cinco armas de fogo. 

Atualizada as 12h45m

A segunda fase da Operação Livramento foi desencadeada na madrugada desta sexta-feira (28) e cumpre sete mandados de buscas e apreensão e três de prisão na cidade de José de Freitas. Duas pessoas foram presas e outra está foragida. De acordo com o Delegado Zanatta, até o final da manhã desta sexta-feira (28) outras prisões podem ser efetuadas.  Foram presos Antônio Neto e Igor "Lava Jato".

Ainda segundo o Delegado, a polícia investigou os acusados durante seis meses e já possui provas de que os dois presos tinham ligações com os primeiros acusados na primeira fase da Operação Livramento, quando 16 pessoas foram presas.

(Foto: Divulgação)

O coordenador da DEPRE, delegado Menandro Pedro, não descarta possibilidade de mais prisões. “Nesta segunda fase também cumprimos oito mandatos de busca e apreensão. Por determinação do Secretário de Segurança estamos fechando o cerco ao tráfico de drogas na região da grande Teresina. Nosso serviço de inteligência está monitorando a movimentação de pessoas ligadas ao crime e podem sim acontecer novas operações a qualquer momento em José de Freitas ou em outro município”, completou.

A operação Livramento visa combater o tráfico de drogas na região e desarticular ações criminosas na cidade, como a comercialização de armas. A ação realizada pela Delegacia de Entorpecente, com apoio da Delegacia de Homicídios.

Atualizada as 9h35m

A Polícia do Estado do Piauí cumpre, na manhã desta sexta-feira (28), cinco mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão no município de José de Freitas. Até o momento, duas pessoas foram presas e os mandados de busca cumpridos na região.

De acordo com o delegado Matheus Zanatta, as prisões são uma continuação da 'Operação Livramento' realizada no último dia 13 de agosto. "Essa é a segunda fase, estamos cumprindo poucos mandados então não podemos dizer que é outra operação, mas sim a segunda fase da operação realizada no início de mês aqui no município. Já temos dois presos, apenas mais um mandado ainda falta ser cumprido", relatou o delegado. 

A operação está sendo realizada desde as 5 horas da manhã e, somando com as prisões realizadas na primeira fase, já são dezoito pessoas presas no município suspeitas de tráfico de drogas no interior do Piauí. "Até o meio dia a operação já deve ser finalizada aqui em José de Freitas", complementou o Zanatta.

Operação Livramento

A operação que se iniciou no dia 13 de agosto já havia decretado a prisão de 16 pessoas no município, sendo uma pessoa presa em Picos. 18 mandados de busca e apreensão também foram cumpridos. Um dos presos, Darlan do Nascimento, era considerado um dos maiores traficantes da região. 

O nome da operação faz alusão à padroeira do município de José de Freitas, localizado a 48 km de Teresina.

Edição: Maria Clara Estrêla
Por: Paloma Vieira e Ithyara Borges (Estagiárias)
Mais sobre: