Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

190 presos deixam cadeias do Piauí para saída temporária de Páscoa

O número corresponde à 4,5% dos cerca de 4200 internos do sistema prisional do Piauí.

16/04/2017 10:56

Cento e noventa detentos do sistema prisional do Piauí tiveram direito à saída temporária durante o feriado da Páscoa este ano. A maioria deles, 185, são internos da colônia agrícola Major Cesar, e cinco são da Penitenciária Feminina, segundo informações da Secretaria de Justiça. O número corresponde à 4,5% dos cerca de 4200 internos do sistema prisional do Piauí.

(Foto: Divulgação/ Sejus)

Marcelo Granjeiro, o gerente da Colônia Agrícola Major Cesar, esclareceu que os presos que têm direito ao benefício devem manter bom comportamento, ter uma residência comprovada e fazer parte do regime semi-aberto. “Nos últimos anos, o índice de não retorno foi de 5 a 8% aqui na Major Cesar”, afirma.

No ano passado, o percentual de retorno entre todos os presos que tiveram saída de Páscoa concedida foi de 96,3%. Este ano os presos saíram das penitenciárias no dia 10 de abril, e devem retornar até às 17h de segunda-feira (17).

A saída temporária é um direito concedido a presos com bom comportamento e já no final da pena, para reforçar o processo de ressocialização. Ao todo, são concedidas cinco saídas durante o ano, nas datas comemorativas de Natal, Páscoa, Finados, dia dos Pais e dia das Mães. O preso que infringe alguma das regras da saída temporária perde o direito a saídas futuras.

Edição: Nayara Felizardo
Por: Andrê Nascimento
Mais sobre: