Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

19 mulheres foram assassinadas nos três primeiros meses do ano no Piauí

A maioria dos casos registrados está relacionada ao consumo e tráfico de drogas.

09/04/2015 16:50

Em apenas três meses de 2015, foram registrados 19 casos de mulheres assassinadas no Piauí. A pesquisa contabiliza seis mortes em janeiro, sete em fevereiro e seis no mês de março.

A maioria dessas mortes tem relação com o tráfico de drogas. Entretanto, houve registros de casos em que a mulher teria sido vítima de crime passional ou foi morta após reagir a um assalto.

No mês de janeiro, a morte de uma mulher de 26 anos, identificada como Ariane de Sousa Santos, chamou atenção na capital. A jovem que estava seguindo em direção ao trabalho, foi abordada, na zona sul de Teresina, por dois homens em duas motocicletas que se aproximaram e anunciaram um assalto. Ariane não entregou seus pertences aos assaltantes e tentou fugir, mas foi baleada e acabou morrendo.

Enquanto que em fevereiro, foi registrada a morte da primeira-dama de Lagoa do Sítio, Gercineide Monteiro, 35 anos, assassinada enquanto dormia, com um tiro no ouvido. O crime passional foi praticado pelo marido, o ex-prefeito Zé Simão que confessou que matou a esposa  e, em seu depoimento na época, revelou que mantinha um caso com a empregada da residência. O acusado permanece preso.

Os dados são fruto de uma pesquisa mensal realizada pelo Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Piauí (Sinpolpi). De acordo com o Sinpolpi, os números divulgados servem para cobrar das autoridades medidas de combate a violência, contratação de mais policiais através de concursos públicos, treinamento de pessoal, melhores condições de trabalho e aparelhamento de delegacias.

A pesquisa revela também que deste o início do ano os homicídios no Estado estão se mostrando estáveis, já que nos dois primeiros meses do ano foram registrados 49 assassinatos em cada um deles.

Das 48 mortes registradas no mês de março no Estado, 19 vítimas tinham ou tiveram problemas com a lei. Muitos os que foram assassinatos nesse período eram detentos, ex-detentos, traficantes, assaltantes, viciados em drogas ou menores que tiveram internações em casas especializadas por atos infracionários. As outras vítimas não tinha nenhum envolvimento com o crime.

Em Teresina, os números mostram que houve uma pequena queda com relação a fevereiro e menor ainda em relação a janeiro, que registraram 29 e 28 crimes, respectivamente contra 26 no mês de março, sendo a zona Norte a mais violenta.

Luzilandia, a 254 km de Teresina foi o município com o maior número de homicídios, excluindo a Capital. Lá foram registrados quatro assassinatos. Em Parnaíba aconteceram três e José de Freitas, Floriano e Picos, dois homicídios cada um.

Edição: Nayara Felizardo
Por: Aldenora Cavalcante (estagiária)
Mais sobre: