Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

11 detentos fogem da Penitenciária de Esperantina; quatro são recapturados

Sinpoljuspi afirma que a segurança é segurança é reforçada por "cachorros, galinhas, patos e gansos", que dão o alerta de fugas

11/02/2017 10:10

Um nova fuga no sistema prisional foi registrada na madrugada deste sábado (11), dessa vez na Penitenciária de Esperantina. No momento da chuva, 11 presos aproveitaram para escapar, embora quatro deles tenham sido recapturados ainda pela manhã. 

A Secretaria de Justiça informou que os detentos fugiram por meio de buraco, no pavilhão D. Constatada a fuga, as forças de segurança pública foram informadas e as equipes de segurança prisional iniciaram o processo de captura dos detentos fugitivos. 

De acordo com o gerente da Penitenciária de Esperantina, Agnaldo Lima, a segurança na unidade está sendo reforçada. “Temos trabalhado, diuturnamente, para manter a ordem no presídio. Nas últimas semanas, evitamos a ocorrência de fugas, impedindo várias tentativas de presos fugirem do presídio. Embora tenha acontecido esse episódio, continuaremos reforçando a segurança e trabalhando, proativamente, na administração da penitenciária”, pontua.

Por outro lado, o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários, José Roberto Pereira, afirma que existem sérios problemas na Penitenciária de Esperantina. "Não há cerca elétrica, os muros são baixos e a segurança é reforçada por cachorros, galinhas, patos e gansos, que ajudam a dar o alerta quando há fugas", disse.

Segundo a Sejus, a unidade passará por processo de reforma e aparelhamento tecnológico na parte de segurança, através do Plano de Modernização do Sistema Prisional do Piauí que está sendo executado pelo órgão.

Os presos capturados são Evandro Pinheiro de França, Anderson Bruno Aguiar Costa, Josenildo Sousa Dias e Francisco Cesanildo da Silva Santos (fotos) – este ficou ferido durante a fuga e recebeu atendimento médico. Os detentos serão colocados em área de triagem e um procedimento administrativo, com medidas disciplinares aos presos, será aberto.

Os que conseguiram fugir são Alefy Danilo Alves Cardoso, Cristian Jeferson Feitosa, José Francisco Pereira Neto, Evandro Pinheiro de França, Júlio César de Sousa Costa, Maylson José Ferreira dos Santos, Manoel Elenilson Santos Sousa. A maioria eram presos provisórios e somente dois cumprem pena de 12 anos, cada um.

Edição: Nayara Felizardo
Mais sobre: