Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

100 presos da Casa de Custódia fazem motim e força tática é acionada

Calor, superlotação e proximidade do recesso do judiciário deixam ânimos acirrados.

17/10/2016 09:30

Mais de 100 detentos da Casa de Custódia, em Teresina, fizeram um motim durante o fim da tarde de ontem. Os presos do pavilhão G arrebentaram cadeados com vergalhões de ferro arrancados das paredes e tentaram abrir uma passagem para o corredor central da penitenciária.

(Foto: Divulgação/ Sinpoljuspi)

Ainda durante a manhã, a Casa de Custódia foi bombardeada com uma chuva de celulares, pilhas e baterias, arremessadas de fora para dentro do presídio. Kleiton Holanda, vice-presidente do Sinpoljuspi (Sindicato de Policiais e servidores da Secretaria de Justiça), suspeita que essas pessoas frequentem a penitenciária, como visitantes, pois conhecem a forma dos pavilhões por dentro.

“Haviam pessoas estranhas nos fundos da unidade, arremessando objetos para o interior. São pessoas que frequentam a Casa de Custódia, visitantes, que conhecem como os pavilhões são por dentro. Vão para o fundo, calculam a distância e arremessam baterias. Há uma tela de proteção nos pavilhões, mas as baterias são pequenas e passam.”

O motim iniciou por volta das 16 horas e foi controlado depois das 18h, com a ação do grupo de intervenção formado pelos agentes penitenciários e com o apoio da Força Tática da Polícia Militar, usando munição de borracha. “Não dá para entrar de outro jeito”, argumenta Kleiton. Segundo ele, três presos ficaram feridos.

(Foto: Divulgação/ Sinpoljuspi)

O vice-presidente do Sinpoljuspi comenta que o aumento do calor e a proximidade do recesso do judiciário deixam os presos mais agitados, além da superlotação. “Com um clima desses, bastante quente, os ânimos tendem a se acirrar. Qualquer esbarrão de ombros é suficiente para começar uma confusão”.

A Casa de Custódia, maior presídio do estado, possui 333 vagas e abriga, no momento, 980 detentos, entre sentenciados e provisórios.

Fuga na Major César

No sábado (15), quatro presos cerraram grades e fugiram da Colônia Agrícola Major César, localizada na BR 343. Segundo Kleiton Holanda, os detentos fugiram com tranquilidade, e foram flagrados por uma viatura da Polícia Militar caminhando pelo acostamento da rodovia. "Os policiais identificaram atitude suspeita e abordaram os quatro. Quando procuraram por eles no sistema, descobriram que eram foragidos", relata Kleiton. 

Edição: Nayara Felizardo
Por: Andrê Nascimento
Mais sobre: