Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

"œUber demonstra postura arrogante e prepotente com THE", diz Firmino

Prefeito reiterou que o serviço oferta pela empresa é clandestino, do ponto de vista legal, e desrespeita o sistema de transporte da cidade.

29/11/2016 11:57

Desrespeito à legislação, é como o prefeito Firmino Filho define o Uber, sistema de transporte privado por meio de aplicativo, operado pela multinacional e recém-chegado a Teresina. Para o prefeito, a partir do momento em que a empresa se instala na Capital, ignorando a Legislação Municipal, “ela demonstra uma postura agressiva e arrogante em relação à própria cidade”.

Questionado sobre a polêmica na Câmara Municipal envolvendo o serviço, Firmino afirmou que desconhece qualquer projeto de lei que disponha diretamente sobre o Uber e que proíba o a empresa de atuar em Teresina. “Não temos conhecimento de nenhum projeto de lei que tenha sido votado sobre o Uber. Esse ano foi votado, e já está sancionado e publicado, o projeto de lei que trata da modificação nas multas para transporte clandestino e isso está inclusive em vigor”, explica o prefeito.

Firmino destaca ainda que Teresina conta com um sistema de transporte de táxi estabelecido em lei e que o Uber vai de encontro à regulamentação municipal para o setor, estando, portanto, sujeito às penalidades que a lei impõe.

No último dia 24, o Uber começou a operar em Teresina, oferecendo transporte privado de passageiros e como uma alternativa a mais à população. No entanto, a implantação do serviço em Teresina foi recebida com críticas por parte, principalmente do poder público. Embora já opere em mais de 30 cidades brasileiras e com o aval da Justiça, pelo fato de não se encaixar na legislação municipal para o transporte de passageiros, o serviço vem sendo alvo de contestações também por profissionais do setor, como taxistas e mototaxistas.

A Superintendência de Trânsito de Teresina (Strans) informou, no dia que o Uber entrou em operação na cidade, que os motoristas que forem flagrados transportando passageiros de forma remunerada e sem autorização do poder público, terão seus veículos apreendidos, os passageiros retirados, e estarão sujeitos à cobrança de multa.

Por: Maria Clara Estrêla, com informações de Ithyara Borges
Mais sobre: