Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

"˜Salve Segurança no Trânsito"™ desenvolve ações educativas na Capital

Para os próximos dias, os membros do Coletivo Salve Rainha estão planejando feiras, palestras, entre outras atividades

28/09/2016 12:37

O dia 26 de junho de 2016 ficou marcado na memória dos piauienses como a data em que três pessoas tiveram suas trajetórias interrompidas por conta da impudência no trânsito. O carro em que estavam os jovens Bruno Queiroz, Júnior Araújo e Jader Damasceno foi atingido por outro veículo, resultando na morte de dois deles e deixando Jader com sequelas. A perícia comprovou que o condutor invadiu o sinal vermelho, trafegava em velocidade maior que a permitida na via e estava embriagado. 

E para alertar sobre a importância de dirigir com responsabilidade, respeitando as leis de trânsito, os limites de velocidade e para não misturar álcool e direção, o Coletivo Salve Rainha lançou, no último domingo (25), a campanha “Salve Segurança no Trânsito”, que conta com a participação do jornalista Jader Damasceno, responsável por idealizar a logo da ação. 

Durante o lançamento, o Coletivo distribuiu panfletos e adesivos com o logotipo da campanha. Para os próximos dias, estão sendo planejadas feiras, campanhas, palestras, entre outras ações. Ana Carolina Fortes, membro do Coletivo, explica que as próximas ações serão planejadas de acordo com a demanda, seja para participar de palestras ou desenvolver outras atividades. 

O jornalista e artista plástico Jader Damasceno (Foto: Arquivo pessoal)

“A campanha não tem cronograma fechado e estará aberta permanentemente como uma bandeira do Coletivo. Usamos uma imagem visual através do trabalho do Jader, que sofreu um acidente de trânsito e está resistindo às consequências, e o Coletivo quer reafirmar que está lutando para que essa causa seja abraçada por todos”, disse. 

Ana Carolina acrescenta que um vídeo da campanha foi divulgado, no qual Jader Damasceno chama atenção para a paz no trânsito e alerta para o cuidado que é preciso ter com a vida, sua e do próximo. Outros vídeos com depoimentos de pessoas que também foram vítimas do trânsito serão divulgados pelo Coletivo como forma de sensibilizar a população. 

 “Não seja egoísta, conscientize-se”, defende Jader Damasceno, vítima de acidente de trânsito 

O jornalista Jader Damasceno pontua que a campanha foi apresentada para a OAB-PI, que se tornou parceira da ação. Ele cita que o acidente teve uma grande repercussão e comoção em todo o Estado. Somando o acidente a outras causas que o Coletivo Salve Rainha tem como bandeira, decidiu-se fazer o projeto como uma forma de buscar melhorias para o trânsito, na tentativa de garantir que haja mais conscientização sobre a importância da vida. 

“O trânsito está cada vez mais caótico e não é justo que pessoas tenham suas vidas interrompidas ou ceifadas de alguma forma por falta de entendimento e compreensão. A gente tem mania de pensar que isso nunca vai acontecer conosco e não era isso que eu, o Bruno e o Chagas estávamos pensando, mas a pessoa que cometeu o acidente bebeu e não viu nenhum problema, pois achava que nunca iria bater em alguém. Mas sabemos que a vida não é assim, pois ela é feita de incertezas e uma decisão mal tomada pode acarretar muitas coisas. Não é justo um pai perder dois filhos por conta de uma escolha irresponsável”, frisou. 

O jornalista e artista plástico deixa uma mensagem para que as pessoas tenham mais prudência ao dirigir e sobre as atitudes que adotam no trânsito. “Não seja egoísta, conscientize- se. A partir do momento que você faz a sua vontade, acaba interferindo na vida de muita gente e uma escolha errada pode atrapalhar ou ceifar vidas. Hoje eu estou em uma condição que preciso de cuidados e sei que tenho algumas necessidades, mas que levarão um tempo para serem sanadas. Mas e meus amigos? E o pai dos meus amigos que perdeu dois filhos? A dor que fica é muito grande”, finaliza Jader Damasceno. 

Logotipo da campanha representa infinidade de possibilidades do indivíduo 

O logotipo usado nas peças de divulgação da campanha foi criado pelo jornalista Jader Damasceno, que também é artista plástico e designer gráfico. O projeto tem o desenho de um infinito, representando as diferentes possibilidades que uma pessoa pode ter e que é construído por escolhas. 

Ele explica que há elementos simbolizando o caminho, sinal de trânsito, escamas de sereia, que é o símbolo do Salve Rainha e Iemanjá, além das águas. As escamas lembram também a construção das casas e que, como tijolos, é preciso que cada indivíduo se construa mais forte a cada dia. 

O infinito faz duas bifurcações, tanto para o lado esquerdo quanto direito, “e a ideia é para que não façamos as pessoas escolherem o caminho que elas nunca escolheram. E a coroa, que é o símbolo máximo do Salve Rainha. Eu queria ajudar o máximo que pudesse e nada mais justo eu criar essa marca depois de tudo que passei”, disse. 

Jader Damasceno cita que seu caminho não foi interrompido, apenas tomou novas formas e que, mesmo com suas limitações momentâneas, continua desenvolvendo suas atividades. Ele também chama atenção para a luta como o preconceito contra pessoas com deficiência, que sofrem constantemente com a falta de estrutura. 

“Além de ser um trabalho de conscientização, é um trabalho estético, e o Salve em nenhum momento foi um evento esvaziado de políticas públicas. E agora, mais do que nunca, estamos focados nessa que é muito importante. Por mais que seja momentânea, hoje eu estou andando de cadeira de rodas e eu sempre lutei por pessoas especiais, mas agora mais do que nunca eu sei que meu papel é levar uma discussão mais aprofundada sobre acessibilidade, pois sofremos com falta de estrutura e olhares discriminatórios”, ressalta.

Por: Isabela Lopes - jornal O DIA
Mais sobre: