Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

"˜Feridas de Morte"™: capa do Jornal O Dia repercute nas redes sociais

Ex-editores, repórteres, leitores e políticos destacaram a sensibilidade da equipe editorial.

29/05/2015 11:15

Sensibilidade, ética e respeito às vítimas foram o destaque da capa do Jornal O DIA desta sexta-feira (29), que repercutiu o caso das quatro adolescentes brutalmente violentadas no município de Castelo do Piauí. A manchete ‘Feridas de Morte’ expressa o sentimento que tomou conta do estado do Piauí durante todo o dia de ontem (28).

A arte com quatro pétalas caindo e palavras escritas em preto repercutiu nas redes sociais. Após três horas, a postagem da capa na página do PortalODIA no Facebook já tinha 140 compartilhamentos, quase 400 likes e mais de 20 mil pessoas tinham sido alcançadas pela publicação.

Ex-editores do JornalODIA, repórteres, leitores e políticos comentaram a decisão do Jornal O Dia de lamentar, em primeira página, o sofrimento das adolescentes. O deputado federal Merlong Solano afirmou que a capa expressou a revolta de todos. “O Jornal O Dia de hoje, expressa a indignação que todos devemos sentir diante da brutalidade a que foram submetidas quatro jovens em Castelo do Piauí. Isto mesmo; este triste fato merece página inteira. Se sobreviverem todas, por quantos anos as jovens sentirão os efeitos do tratamento desumano que sofreram de cinco bandidos? (...) É bem plausível imaginar que daqui a no máximo três anos os jovens bandidos poderão retornar à cidade e, inclusive, cruzar na praça ou porta da igreja ou no mercado público (...) com alguma das jovens sobreviventes às pesadas torturas que os mesmos lhes infringiram”, relatou em uma postagem no Facebook.

Os ex- editores do Jornal O Dia e hoje empresários da comunicação no Estado, Raimundo Filho e Robson Costa, relataram que a sensibilidade da produção da capa os deixou emocionados.  “Há oito anos deixei o Jornal O DIA, mas ele ainda está no meu DNA, que hoje fervilhou com esta obra-prima da inspiração e da sensibilidade. Parabéns a comandante Elisângela Carvalho e à seleta equipe da redação do Vovô”, escreveu Raimundo Filho, em seu perfil.

Robson Costa destacou  a ética e a responsabilidade do jornal. “É possível fazer jornalismo com ética, responsabilidade, inteligência e sensibilidade. Parabéns ao Jornal O Dia por conseguir transmitir tanta sensibilidade sobre uma notícia tão triste”, disse Robson Costa.

Diante das inúmeras especulações sobre o caso, das imagens indevidamente compartilhadas, dos falsos áudios espalhados nas redes sociais e da repercussão do estupro coletivo no interior do Piauí, o Jornal O Dia demonstrou a dor das famílias e a revolta da população.

Edição: Nayara Felizardo
Por: Paloma Vieira (estagiária)
Mais sobre: