Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Workshop "œMãe desde o primeiro dia" discute a importância da maternidade

Evento têm inicio amanhã (06), a partir das 19h no Teresina Shopping

05/05/2015 17:09

Ser mãe de primeira viagem é um desafio carregado de dedicação, coragem, amor e muitas dúvidas. Pensando nisso, o Sistema ODIA de Comunicação está promovendo o workshop “Mãe desde o primeiro dia”, uma iniciativa para homenagear, sobretudo, as leitoras que sonham em ter filhos.

O evento tem início amanhã (06) e se estende até o sábado (09), sempre a partir das 19h, colocando em pauta temas que giram em torno do universo da maternidade. As jornalistas Elizângela Carvalho e Clarissa Carvalho, mediarão os bate-papos com um time de profissionais especialistas convidados. A série de debates tem entrada gratuita, será aberta ao público e acontecem no Teresina Shopping.

As jornalistas são autoras do livro “M3 – Mulher, Mãe, Moderna” e escrevem semanalmente a coluna M3, no Jornal O DIA, além de apresentare, um programa homônimo na FM Universitária, 96,7, que vai ao ar todas as quartas.

Segundo Clarissa Carvalho, discutir temas como o planejamento da gravidez e o bem-estar de mães de primeira viagem é essencial. “Quando uma mãe dá a luz pela primeira vez, é como se ela estivesse nascendo junto com o seu filho. A mulher passa por uma transformação muito importante em sua vida”, explica a jornalista.

Os temas a serem debatidos no Workshop foram escolhidos, com base nas experiências das duas jornalistas que lidam diariamente com os questionamentos maternos. Mãe de três filhos, Clarissa acredita que suas experiências como mãe devem contribuir para ampliar o bate-papo. “Durante o evento estaremos discutindo sobre tudo o que também vivenciamos na vida real , com os nossos próprios filhos”, conclui.

No primeiro dia de debate, na quarta-feira, dia 06, Elizângela e Clarissa conversarão com o médico André Luiz, obstetra e especialista em reprodução assistida. Ele irá esclarecer para o público todas as dúvidas relacionadas a uma gravidez planejada pelos pais. O médico também pretende alertar as mães quanto aos cuidados que se deve ter antes de engravidar e trará informações importantes para mulheres que sonham em ser mães mas têm dificuldades em engravidar.

Na quinta-feira, dia 07, as mediadoras receberão uma educadora física para falar sobre saúde e bem-estar na gravidez. A conversa deve girar em torno dos cuidados que uma mulher deve ter nos primeiros meses e ainda sobre atividades práticas que pode buscar para ajuda-la durante a gestação e o nascimento do bebê.

O parto também entra em pauta na sexta-feira, dia 08, no bate-papo com o obstetra Anatole Borges, que vai falar sobre o planejamento para essa etapa da gravidez. Serão pontuadas nesse encontro dúvidas relacionadas aos partos cesariano e normal e ainda as polêmicas e os mitos que giram em torno do assunto.

No encerramento do evento, que acontecerá no sábado (09), as jornalistas vão conversar com a gastropediatra Iramaia Alencar sobre os cuidados que se deve ter com os recém-nascidos. O debate será voltado para a alimentação e a complementação alimentar que os bebês devem ter nos primeiros dias de vida.

Além das rodadas de bate-papo, o projeto “Mãe desde o primeiro dia” também contempla a publicação de um caderno especial na edição do Jornal O DIA da edição do domingo (11), Dia das Mães. As conversas do workshop serão ampliadas nas páginas do suplemento que terá reportagens, entrevistas e dicas de orientação para as mães.

Edição: Nayara Felizardo
Por: Aldenora Cavalcante (estagiária)
Mais sobre: