Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Whindersson Nunes e Laís Ribeiro defendem Miss Brasil nas redes sociais

Famosos piauienses parabenizaram a jovem e condenaram comentários racistas e xenófobos veiculados nas redes.

22/08/2017 16:22

A vitória da piauiense Monalysa Alcântara no concurso Miss Brasil Be Emotion 2017 foi amplamente comentada nas redes sociais. Aplaudida por piauienses como o humorista Whindersson Nunes e a modelo internacional Laís Ribeiro, a vitória da piauiense, de apenas 18 anos, também despertou comentários de caráter racista e xenófobo na internet. Alguns apontaram a negritude da miss e o fato de ser nordestina e piauiense para tentar desmerecer o título da jovem.

Laís Ribeiro, Whindersson Nunes e Monalysa Alcântara. (Foto: Reprodução)

O humorista piauiense Whindersson Nunes foi uma das celebridades a sair em defesa da jovem.  Famoso na internet, o piauiense possui o canal brasileiro com mais inscritos no Youtube e 20º do mundo. Em uma postagem nas redes sociais, o Youtuber parabenizou a miss por representar a beleza piauiense. “A Miss Piauí agora é Miss Brasil, e se reclamar vai ser Miss Universo também”, brincou Whindersson.

Whindersson Nunes parabeniza a piauiense pelo título de Miss Brasil. (Foto: Reprodução/Instagram)

A top model Laís Ribeiro também parabenizou e defendeu Monalysa Alcântara nas redes sociais. Modelo oficial da marca americana Victoria's Secret desde 2015, a piauiense Laís Ribeiro é uma das modelos mais famosas do mundo. Na postagem, a modelo afirma: “Aceitem o conjunto de inteligência, simpatia e beleza que a nossa Miss Brasil tem, em pleno 2017 as pessoas ainda têm a audácia de fazer comentários absurdos sobre meu nordeste (meu Piauí)”, lamentou a modelo. “Linda, elegante e merecedora”, finalizou Laís Ribeiro, sobre a conterrânea Monalysa Alcântara.

Top model Laís Ribeiro utilizou as redes sociais para defender a Miss Brasil (Foto: Reprodução/Instagram)

Em alguns dos comentários, internautas apontam, de forma pejorativa, a vitória da miss como uma prova da “autoafirmação dos negros”. “Se for negra, magricela e tiver juba e falar discurso marxista, ganhou o concurso de beleza”, diz um dos internautas. “A Miss Piauí tem cara de empregadinha, cara comum, não tem perfil de miss, não era pra ‘tá’ aí [sic]”, dispara outro. 

Internautas apontam, de forma pejorativa, a vitória da miss como uma prova da “autoafirmação dos negros”. (Foto: Reprodução/Whatsapp)

Internauta diz que Miss Brasil "tem cara de empregadinha". (Foto: Reprodução/Twitter)

OAB-PI repudia manifestações racistas contra Miss Brasil

Não foram apenas os famosos que saíram em defesa da piauiense. Devido à enxurrada de comentários racistas e preconceituosos, a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Piauí (OAB/PI) emitiu uma nota de repúdio na tarde de hoje (22) em defesa da miss. No texto, a OAB/PI, através da Comissão da Mulher Advogada, repudiou as postagens preconceituosas de cunho racista e discriminatório veiculadas nas redes sociais desferidas contra Monalysa Alcântara.

Além disso, a OAB/PI destacou a modelo como “legítima representante da mulher piauiense e brasileira por seus atributos pessoais que não se limitam ao critério beleza, mas por sua inteligência, brasilidade registrada em sua fala íntegra de uma jovem mulher que luta pela igualdade e defesa dos direitos da mulher”, pontua o texto.

Para finalizar, o documento também aponta que os ataques desferidos contra a miss são injustificáveis e inaceitáveis, “representam claramente injúria racial e fomentam a violência contra a mulher negra, afetando a todas as mulheres brasileiras, o que deve ser repudiado por toda a sociedade”, afirma a OAB/PI.

Veja a nota na íntegra:

Nota de Repúdio

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, através da Comissão da Mulher Advogada, vem a público repudiar veementemente postagens preconceituosas de cunho racista e  discriminatório veiculadas em redes sociais desferidas em face de Monalysa Alcântara, eleita recentemente Miss Brasil 2017, aclamada como legítima representante da mulher piauiense e brasileira por seus atributos pessoais que não se limitam ao critério beleza, mas por sua inteligência, brasilidade registrada em sua fala íntegra de uma jovem mulher que luta pela igualdade e defesa dos direitos da mulher. Tais ataques injustificáveis e inaceitáveis representam claramente injúria racial e fomentam a violência contra a mulher negra, afetando a todas as mulheres brasileiras, o que deve ser repudiado por toda a sociedade.

Por: Nathalia Amaral
Mais sobre: