Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Volta às aulas será diferente com as alterações feitas no trânsito

As diversas alterações feita pela superintendência municipal de Trânsito serão melhor percebidas agora com o aumento do fluxo de veículos

02/08/2015 10:13

O início de agosto representa o recomeço das atividades escolares para milhares de teresinenses. A rotina de estudos que se inicia a partir de amanhã (3), também interfere em dezenas de outras áreas. O trânsito da cidade, sem dúvidas, está entre elas. Com maior fluxo de carros nas ruas, o morador da Capital que passou o mês de julho surpreendido com a pouca movimentação nas vias públicas, agora, terá que se readaptar com a maior circulação de carros, motos e ônibus em toda a cidade.

Foto: Jailson Soares/ODIA


Com o objetivo de tornar mais fluído o trânsito deTeresina, a SuperintendênciaMunicipal de Transportese Trânsito (Strans) adota ações educativas, bem como observa as consequências das recentes mudanças realizadas nas vias da cidade, que foram feitas no intuito de contribuir para a melhor circulação de veículos que voltam às ruas da cidade.

“A população já tem se acostumado com as mudanças que estão sendo feitas desde o início do ano na cidade, mas, agora, para a volta às aulas, implantamos algumas alterações na zona Norte que irão facilitar a fluidez dos veículos e uma melhor distribuição dos mesmos”, destaca a gerente de Educação de Trânsito da Strans, Samyra Motta. Entre as alterações a qual a gerente se refere estão a implantação de dois binários nas Ruas Magalhães Filho e Anísio de Abreu, ambas localizadas na zona Norte da cidade. Agora, a Rua Magalhães Filho só funciona em uma mão, no sentido Norte-Centro. Já a Anísio de Abreu terá sentido Centro-Norte.

Samyra ainda destaca outras medidas que contribuirão na aceleração do fluxo de veículos da cidade. “Aproveitamos para distribuir melhor o trânsito ,porque percebemos que várias vias por toda a cidade eram subutilizadas. Muitos carros, por exemplo, ficam só pela Magalhães Filho e Coelho de Resende e não aproveitavam outras rotas e, agora, nós queremos mostrar essas outras possibilidades. Mudamos o tempo do semáforo da Magalhães Filho com a Alameda Parnaíba, e tiramos o semáforo para quem vem da ponte Estaiada para a Coelho de Resende. São mudanças que darão mais fluência ao trânsito”, explica.

Além das alterações, a primeira segunda-feira do mês contará com a atuação reforçada de agentes de trânsito próximos as escolas onde se concentram grande fluxo de pessoas, principalmente no Centro de Teresina. Membros da gerência de Educação no Trânsito também realizarão panfletagem de conscientizaçõesno trânsito para os pais e responsáveis por pegar e deixar os filhos nas escolas.

Para a gerência de educação no trânsito, inibir a formação de filas duplas, paradas e estacionamentos em locais proibidos são metas da ação. “Geralmente as pessoas pensam no trânsito como ‘o seu trânsito’,mas a questão é que é de todo mundo. Tem que haver o respeito ao espaço e tempode todo mundo. Ações como fila dupla, parada em local proibido, estacionamento em local reservados a pessoas com deficiência, em rampas, tudo isso é ilegal e não fazer tais práticas é uma atitude de respeito, de facilitar o acesso tanto das pessoas com menos mobilidade, quanto de todos os outros”, afirma Samyra.

A gerente ainda lembra que estacionamentos à esquerda foram proibido sem algumas das ruas do Centro da cidade, já que algumas vias mal possibilitavam a circulação deveículos, por conta da quantidadede carros distribuída nos dois lados das ruas.“Um minuto que você atrapalhe no trânsito geraum engarrafamento muito grande. Nas ruas do Centro, que são muito estreitas, nós retiramos os estacionamentos do lado esquerdo, porque estava virando uma coisa de impossibilitava o fluxo”, finaliza.

Por: Glenda Uchôa - Jornal O DIA
Mais sobre: