Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Usuários reclamam que quantidade de veículos não é suficiente para demanda

Em Teresina, há apenas 10 veículos aptos para atender os usuários cadastrados nas quatro zonas da cidade. Carros estariam em más condições

05/08/2015 06:52

Quem necessita do Transporte Eficiente para se locomover até o trabalho, escola, faculdade ou lazer, reclama da falta de veículos para atender a demanda de usuários, que tem aumentado a cada dia. Além da pouca quantidade de ônibus, vans ou microvans, os carros ainda estão em péssimas condições de uso.

A estudante Vanessa Graciele Rodrigues Gomes, de 22 anos, reside no bairro Aeroporto e estuda em uma faculdade particular na zona Sudeste. Para ela se deslocar até a faculdade, precisa sair de casa, pelo menos, duas horas antes, para que não perca o início da aula. Segundo Vanessa, sair com antecedência, às vezes, não é suficiente, já que outros usuários também necessitam do transporte. “Como o ônibus vai pegando outras pessoas, a gente tem que sair cedo de casa para tentar não chegar atrasado ao compromisso e, mesmo assim, às vezes, ainda chega. A quantidade de veículos é muito pouca para atender tantos usuários e ainda tem a questão de que, quando algum quebra, não tem ônibus reserva”, disse.

Ainda de acordo com Vanessa Graciele, é constante os ônibus quebrarem, o que torna a frota ainda mais reduzida. A estudante conta também que muitos veículos não possuem equipamentos de segurança, como o cinto, e os carros estão sucateados.

“Às vezes, eu acho que somos esquecidos só porque somos cadeirantes e precisamos desse serviço. Na minha rua, não dá para eu ir até a parada de ônibus, então é o jeito o Transporte Eficiente vir me pegar na porta da minha casa. Eu já pedi várias vezes para asfaltarem minha rua, mas nunca fizeram”, relata.

Em Teresina, há apenas 10 veículos do Transporte Eficiente para atender os usuários cadastrados nas quatro zonas da cidade. O transporte é feito por duas empresas cadastradas, no qual cada uma possui cinco veículos. Para Vanessa Graciele, essa quantidade é insuficiente e o ideal seria, pelo menos, 20 veículos.

“Cada dia aumenta mais a quantidade de pessoas que precisam do Transporte Eficiente e isso acaba atrasando ainda mais o percurso, porque precisa pegar todo mundo. Como a frota é pouca, o carro precisa percorrer mais lugares e tem dia que ele chega a pegar 17 usuários”, pontua a jovem que completa: “nem em 2050 vão ter esses 20 carros. Se tem dia que só tem um, imagine 20”.

Francisca Gomes de Andrade, da chefia de cadastro do Transporte Eficiente, informa que, infelizmente, é inegável que alguns veículos quebrem e que, como a frota é pouca, não é possível colocar outro carro substituto. Ainda segundo ela, a aquisição de novos ônibus depende do poder público, da disponibilidade de recursos e licitações.

Quanto à fiscalização dos veículos, Francisca Gomes afirmou que fiscais da Superintendência de Transporte e Trânsito (Strans) fazem vistorias diariamente nos ônibus do Transporte Eficiente, para garantir que todos estão adequados e possuem equipamentos de segurança.

“O Transporte Eficiente funciona 24h por dia, todos os dias da semana e atende seus usuários da melhor forma que podemos. Infelizmente, falta ônibus quando algum está quebrado e temos que tirar para fazer a manutenção”, falou a responsável pela chefia de cadastro do Transporte Eficiente, Francisca Gomes.

Foto: Elias Fontenele/ODIA
Por: Isabela Lopes - Jornal O DIA
Mais sobre: