Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

UPA do Renascença inicia atendimento à população no dia 1º de setembro

Unidade terá, em regime de plantão, seis médicos, sendo três clínicos gerais, dois pediatras e um traumatologista, além de 225 técnicos

28/08/2015 06:49

É com muita ansiedade que os moradores que residem próximo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Pastor José da Silva Neto, no bairro Renascença, zona Sudeste de Teresina, aguardam sua entrega, marcada para a próxima segunda-feira (31), a partir das 11h30. Contudo, o atendimento à população só será iniciado no dia seguinte, 1º de setembro. 

A cozinheira Maria do Rosário, de 39 anos, conta que a inauguração da UPA é um sonho antigo dos moradores, e que a expectativa para o funcionamento tem aumentado a cada dia. “Há muito tempo a gente espera por isso, e essa estrutura é grande, completa, então é muito bom para gente, que teremos um atendimento muito bom”, disse. 

Milagres Alves, de 34 anos, também está com as melhores expectativas para a inauguração da Unidade, tanto para a saúde quanto para os moradores que precisarem de atendimento. “Esse era uma serviço que precisávamos muito, porque o local mais perto daqui era no Dirceu. E agora, com ela aqui do lado, fica mais próximo e melhor”, argumenta. 

Durante toda a semana, os servidores que irão trabalhar na UPA passaram por treinamentos técnicos. A assessora especial da presidência da FHT para abertura das UPAs, Juracilia Jericó, explica que a Unidade foi instalada no Renascença devido à necessidade da população de atendimentos mais específico na área de urgência e emergência, vez que existia um grande vácuo na região. 

Foto: Assis Fernandes/ ODIA

A UPA do Renascença funcionará 24 horas e terá 15 leitos de observação, 4 leitos de estabilização e 3 leitos de isolamento. Trabalharão, em regime de plantão, seis médicos, sendo três clínicos gerais, dois pediatras e um traumatologista, além disso, serão 225 técnicos. 

“A UPA é uma estrutura que não tem internação. O paciente chegará aqui e será prontoatendido, e será usado um dispositivo que está dentro da Política Nacional de Humanização e Classificação de Risco, ou seja, o paciente, na UPA, não será atendido pela ordem de chegada, mas sim de acordo com o agravo. Ele será classificado e esse protocolo definirá a prioridade do atendimento”, explica. 

Corpo clínico 

A UPA contará também com 225 técnicos selecionados em concurso público. Além disso, os aprovados no concurso de 2011 também estão sendo convocados para preencher o quadro clínico. Contudo, faltaram saldos para algumas categorias e, por conta disso, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) está abrindo um novo concurso para completar essas vagas. 

“Já foram abertas as inscrições e o edital já saiu. Serão vagas para 18 médicos clínicos, 14 pediatras e 12 vagas de nível técnico, sendo seis para patologia clínica e seis para mobilização em gesso”, disse Juracilia Jericó. Os médicos e enfermeiros participaram de treinamentos para que eles tenham conhecimento no uso de equipamentos. Segundo Juracilia Jericó, além de conhecerem os colegas de trabalho, os profissionais tiraram dúvidas sobre os equipamentos que fazem parte da UPA. 

Os profissionais também foram orientados quanto às normas de funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento, que é composta por médicos, técnicos em radiologia, técnicos em enfermagem, profissionais de enfermagem e assistência social, além de auxiliares administrativos e equipe gestora.

Por: Isabela Lopes- Jornal O Dia
Mais sobre: