Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

UFPI cai e UESPI sobe em ranking nacional de Universidades

Apesar de conquistar nota maior que em 2015, UFPI caiu de 39º para 41º no ranking. Já a UESPI, que estava em 104º, subiu para a 100º posição.

20/09/2016 09:28

A Folha de São Paulo divulgou ontem (19) o Ranking Universitário, que compara o desempenho das universidades do Brasil. A UFPI (Universidade Federal do Piauí) ficou na 41º posição, e a UESPI, em 100º, resultado ligeiramente diferente do ano passado.

O Ranking Universitário da Folha – RUF, é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pela Folha desde 2012. Ao todo são avaliadas 195 universidades brasileiras. A pontuação se baseia nos parâmetros de Pesquisa, Ensino, Mercado, Internacionalização, Inovação e a Nota IGC, o Índice Geral de Cursos pelo MEC, que considera as notas obtidas pelo ENADE e Capes.

A UFPI caiu duas posições em relação a 2015, quando ocupava a 39º colocação. Entretanto, a nota da instituição, na avaliação da lista, subiu, de 66.7 para 67.3. Já a UESPI subiu no ranking. Em 2015, a Estadual havia ficado na 104º posição, com nota final de 37.82, contra os 42,05 pontos conquistados em 2016.

Entre os índices de avaliação, o quesito Internacionalização é o mais deficiente nas universidades piauienses. UFPI e UESPI ocupam a 114º e 112º posições, respectivamente.

No quesito Inovação, a pontuação da UESPI é zero. Já a UFPI ocupa a 31º posição, com 3,06 pontos, de uma escala de 0 a 4.

UFPI

Na área de saúde, os cursos de medicina, fisioterapia e enfermagem tiveram uma subida expressiva. A medicina é a mais bem colocada, em 38º entre cursos de todo o Brasil, subiu 25 posições em comparação a 2015. O curso de enfermagem subiu 74 posições e o de Fisioterapia, 60.

Nas ciências exatas, o curso de Ciências Contável foi o que teve o maior crescimento, subindo 163 posições e alcançando a 66º colocação nacional.  O curso de Administração de Empresas também foi bem, ultrapassando 119 concorrentes. Engenharia Civil ficou em melhor posição, atingindo a 44º posição nacional.

UESPI

Os cursos da Universidade Estadual do Piauí tiveram movimentação ainda maior dentro do ranking. O curso de administração foi o campeão de posições conquistadas, saindo da 460º posição em 2015 para 185º em 2016, ultrapassando 275 concorrentes.

O curso de computação subiu 135 posições, e a engenharia civil, assim na UFPI, ficou entre os 50 melhores do país, na posição 46º.

Outros dois cursos da UESPI que tiveram expressiva melhora foram Enfermagem, que subiu 116 posições, e Jornalismo, que ultrapassou 85 concorrentes.

UESPI é a 4ª melhor universidade estadual do Nordeste

A Universidade Estadual do Piauí conseguiu atingir o posto de 4ª melhor UE da região nordeste. Atrás apenas das estudais do Ceará, Bahia e Paraíba, a instituição avançou cinco posições nos últimos dois anos. No ranking geral, a UESPI avançou 44 posições no mesmo período.

“As melhorias nos indicadores da instituição é uma conquista que envolve o trabalho em conjunto de todos aqueles que dão vida à UESPI e fazem a instituição crescer e se desenvolver. Isso é um reflexo do esforço e da dedicação de professores e técnicos de todos os campi do Estado”, declarou o reitor da instituição, Nouga Cardoso Batista.

No ranking das universidades estaduais, a piauiense atingiu 13ª posição nacional.

Já a UFPI ocupa a 29ª posição entre universidades federais de todo o país, e a 9ª colocação na região nordeste. O PortalODia tentou contato com a instituição, mas o reitor José de Arimatéia Dantas Lopes se encontra em viagem internacional e não pôde se pronunciar até o fechamento desta matéria.

Edição: Nayara Felizardo
Por: Andrê Nascimento
Mais sobre: