Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

UBS do bairro Porenquanto passa por mudanças e população reclama

Os atendimentos de especialidades médicas estão sendo retirados.

03/03/2015 11:33

A população do Bairro Cabral, zona Norte de Teresina, está se mobilizando através de um abaixo-assinado contra a suspensão do atendimento de especialidades na Unidade Básica de Saúde da região, que foi informada há duas semanas e está prevista para acontecer a qualquer momento. 

Margareth Rosa, presidente dos bairros Cabral e Porenquanto, afirma que esta é a terceira vez que a Fundação Municipal de Saúde solicita a suspensão dos atendimentos. “Nós já fomos atrás do Ministério Público para intervir nessa decisão e conseguimos manter os atendimentos no posto. Agora não será diferente”, garante.

A Diretora da Regional de Saúde Centro-Norte, Adriana Valadares, relata que a medida é para o cumprimento da proposta do governo federal que utiliza o modelo de Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde as equipes atendem apenas a ocorrências de baixa complexidade. “A UBS precisa estar no padrão das outras Unidades. O estado já fez a adesão desse modelo básico e estamos em processo de adaptação no bairro, por isso o comunicado foi enviado”, afirma.

Os moradores reclamam que muitas vezes não conseguem atendimento nas especialidades que estão para ser suspensas. “As pessoas chegam lá 3 horas da manhã pra conseguir uma consulta e quando vão solicitar não conseguem atendimento”, diz a presidente do bairro.

Os profissionais locados no bairro  fazem apenas atendimentos ambulatoriais, sem segmentação nos procedimentos. A UBS não possui estrutura física e legalidade para continuar com as especialidades ”, relata a Diretora Adriana.

O posto de saúde que atende as demandas dos bairros Cabral, Porenquanto, Morro da Esperança, Marquês e Primavera estava passando por reformas, por isso ainda continuava com o modelo antigo de atendimento, mas após esse período a adaptação será feita na região.

Por meio de nota, a Fundação Municipal de Saúde explicou como funciona o atendimento e os procedimentos que são de responsabilidade das Unidades Básicas de Saúde da capital.


Confira:

A diretoria da Regional Norte de Saúde, da Fundação Municipal de Saúde, esclarece que a Unidade Básica de Saúde do bairro Cabral está funcionando normalmente. A UBS tem cinco Equipes da Estratégia Saúde da Família atuando no local, com cinco médicos, cinco enfermeiros, odontólogos e cerca de 30 agentes comunitários de saúde.

A Regional de Saúde Norte esclarece ainda que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) são locais onde os principais serviços oferecidos são consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica. Nenhuma UBS dispõe de especialistas, pois estes estão concentrados na rede hospitalar do município. A população que utiliza o serviço das unidades básicas de saúde recebe encaminhamentos para acessar ao serviço de especialistas nos hospitais, por determinação do Ministério da Saúde.  

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003, estruturando e organizando a rede de urgência e emergência no país, para integrar a atenção às urgências. A atenção primária é constituída pelas unidades básicas de saúde (UBS) e Equipes de Saúde da Família, enquanto o nível intermediário de atenção fica a encargo do SAMU 192 (Serviço de Atendimento Móvel as Urgência), das Unidades de Pronto Atendimento (UPA), e o atendimento de média e alta complexidade é feito nos hospitais.

Edição: Nayara Felizardo
Mais sobre: