Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Concurso do Tribunal de Justiça não será anulado, afirma presidente

Para o presidente do TJ-PI, Raimundo Eufrásio, não há elementos para anulação do certame, pois os acusados foram identificados e excluídos.

30/03/2016 11:03

O presidente do Tribunal de Justiça do Piauí afirmou na manhã desta quarta-feira (30) que o concurso não vai ser anulado. O desembargador Raimundo Eufrásio disse que o TJ não encontrou no relatório elementos para anulação do certame, pois todos os envolvidos foram identificados e excluídos do processo. A investigação identificou 60 envolvidos na fraude, sendo 50 deles candidatos, todos eliminados. Ao todo, 21 pessoas foram autuadas. 


Presidente do TJ-PI, Desembargador Raimundo Eufrásio. Foto: Assis Fernandes/ODIA

Raimundo Eufrásio informou que a decisão é autorizar a Fundação Getúlio Vargas, organizadora do processo, a publicar o resultado preliminar do certame ainda nesta quarta-feira (30), já eliminando todos os candidatos identificados durante a investigação policial.

“Não encontramos elementos que mitigassem o certame. Tanto os participantes como os intervenientes foram identificados e estão afastados, não vão auferir nenhum benefício”, disse o Presidente do TJ. O desembargador destacou ainda que a fraude em concursos já era exercida há cerca de cinco anos pelo grupo. Ele defende que agora a quadrilha foi desmantelada.

De acordo com o juiz José Airton, presidente da comissão do concurso, o processo está ileso. “A FGV publica até o final do dia o resultado preliminar do concurso. Hoje não há elementos para se conjecturar que haja mais pessoas envolvidas. Os candidatos que estudaram, que se dedicaram para estudar no concurso, eles terão seu esforço reconhecido. Foi fechado todo o ciclo de possibilidades de obtenção de resultado”, garante.

José Airton, presidente da comissão do concurso. Foto: Assis Fernandes/ODIA

O concurso

O concurso foi realizado no dia 20 de dezembro de ano passado, onde mais de 42 mil candidatos disputaram as 180 vagas ofertadas. Na ocasião, quatro pessoas foram presas em flagrante quando realizavam a prova recebendo as respostas em seus aparelhos celulares. Uma quinta pessoa foi detida por ter apresentado documentação falsa. 

Por: Ithyara Borges, com informações de Nayara Felizardo
Mais sobre: