Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

TRE condena prefeito e família a pagar multa por corrupção

O Tribunal decidiu cassar também o Registro de Candidatura de deputado estadual do filho do prefeito.

20/08/2015 11:09

O prefeito da cidade de Piripiri Odival José de Andrade (PSB), sua esposa, Maria Clarinda de Sousa Andrade, Secretária Municipal do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social de Piripiri-PI e seu filho, Brenno de Sousa Andrade, suplente de deputado estadual nas eleições de 2014 (PSB) foram condenados a pagarem multa no valor de R$ 50 mil cada um.

A decisão, unânime, foi tomada ontem (18) em sessão no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), que cassou também o Registro de Candidatura de deputado estadual do filho do prefeito. Os representados foram acusados de compra de voto, conduta vedada a agente público, distribuição de dinheiro, bens, Carteira Nacional de Habilitação a eleitores em troca de voto bem como demissão de servidores da prefeitura de Piripiri em período vedado e uso indevido de transporte escolar em carreata nas eleições de 2012.

Em dezembro de 2014, Odival foi cassado, pela primeira vez, numa Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME), sob acusação de abuso do poder econômico e compra de votos.

Em março deste ano, o prefeito Odival Andrade e sua vice, Maria do Socorro, tiveram seus mandatos cassados pela Justiça Eleitoral, em primeira instância. Foi a segunda vez que o prefeito teve o mandado cassado em menos de três meses. Ele recorreu da decisão e o juiz Dioclécio Sousa da Silva concedeu uma liminar determinando a permanência de Odival José de Andrade (PSB) no cargo de prefeito de Piripiri.

O PortalODIA.com tentou entrar em contato com o prefeito Odival Andrade para cometar a decisão, mas não obteve resposta.

Fonte: TRE - PI
Mais sobre: