Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Tocha Olímpica chega sexta a Teresina; Veja como ficará o trânsito

Além das avenidas e ruas por onde a tocha vai passar, 157 trechos que dão acesso serão interditados;

08/06/2016 10:19

A Tocha Olímpica Rio 2016 chega amanhã (9) no Piauí, e na próxima sexta-feira (10) em Teresina. O revezamento olímpico está previsto para começar por volta das 18h, e vai movimentar a cidade. O trânsito estará interditado durante a passagem da tocha, e serão feitas interdições em 157 ruas que cruzam o percurso.

Fotos: Moura Alves/ODIA


Segundo o Coronel Jaime, responsável pela programação de segurança para a passagem da tocha, as interdições serão temporárias, e durarão enquanto o comboio passar pelo local. Entretanto, alguns trechos terão estacionamento proibido a partir da manhã de sexta-feira.

Confira a programação para o trânsito

O coronel explica que o início do percurso será na avenida Presidente Kennedy, em frente ao Comercial Carvalho, e segue rumo à avenida João XXIII, passando pelo Balão do São Cristóvão.

A tocha segue pela avenida e cruza a ponte Juscelino Kubischeck, acessando a Frei Serafim e seguindo até a Praça Pedro II, passando pela Igreja São Benedito e Palácio do Karnak. A praça será desbloqueada para a passagem do comboio da tocha.

O revezamento segue até virar à direita na rua Barroso, acessa a rua Areolino de Abreu e vira a esquerda, passando pela rua Rui Barbosa e visitando o Palácio da prefeitura.

O cortejo vira na rua Coelho Rodrigues e acessa a avenida Maranhão, por onde segue até chegar ao Parque Lagoas do Norte. De lá, a tocha olímpica acessa a rua Ceará até a rua Gabriel Ferreira, virando novamente na Alameda Parnaíba, por onde segue até finalizar o percurso no estacionamento da Ponte Estaiada.

Bloqueios

O Coronel Jaime explica que as ruas que cruzam o percurso serão bloqueadas durante a passagem do revezamento por policiais e agentes de trânsito com cones, e reabertas conforme o comboio da tocha olímpica passar. “Acredito que da forma como planejamos, não teremos nenhum problema”, comentou o Coronel. 

Serão 734 pessoas trabalhando no passagem da Tocha Olímpica, entre elas 200 pessoas de secretarias da prefeitura, realizando diversas atividades culturais e 300 policiais militares e civis. Na parte de trânsito, serão mobilizados 234 policiais rodoviários federais, agentes da Strans, CIPTran e BPRE, que vão trabalhar na escolta dos caminhões do comboio da tocha e no bloqueio das ruas.

Algumas ruas terão o estacionamento proibido a partir das 5 da manhã de sexta-feira. O coronel Jaime diz que são ruas largas e que fazem parte do itinerário das carretas e caminhões do comboio da Tocha Olímpica Rio 2016. “Já fizemos testes com caminhões e ônibus e constatamos que nesses locais, se houverem carros estacionados não será possível fazer o acesso, ou seja, a conversão a direita e a esquerda”, explica o coronel.


Confira onde será proibido o estacionamento:

Trecho da rua Barroso, entre as ruas senador Teodoro Pacheco e Areolino de Abreu;

Trecho da rua Rui Barbosa, entre as ruas Areolino de Abreu e Coelho Rodrigues;

Trecho da rua Coelho Rodrigues, entre a rua Rui Barbosa e a Avenida Maranhão


Teresina encerra primeira rota terrestre da tocha olímpica

A capital do Piauí é a cidade onde se encerra um ciclo de 39 dias do revezamento da tocha olímpica. A primeira rota terrestre percorrida começou em Brasília. Em seguida, a tocha fará a rota aérea, começando em Palmas, no Estado do Tocantins, e terminando em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. O último trecho é a segunda rota terrestre, que se encerra no Maracanã e marca a abertura dos jogos olímpicos.

Em Teresina, a tocha será conduzida por mais de 70 pessoas, sendo 15 delas indicadas pela prefeitura, e o restante pelos patrocinadores oficiais e parceiros do Rio 2016. Entre os principais nomes estão maratonistas e atletas de diversas modalidades, além de outras personalidades.

Segundo o capoeirista Mestre Albino, um dos condutores da tocha, esse é o momento de mostrar a capoeira para o mundo. “Somos a segunda atividade cultural e física do Brasil, perdendo apenas para o futebol. É um momento único, que vem para nos fazer esquecer um pouco as mazelas”, disse.

Cada condutor ficará com a tocha entre cinco e seis minutos, por um trecho de 200 metros. Durante todo o percurso de 17 km, o comboio será escoltado pelos batedores e pelas viaturas da polícia, além de carros de segurança.

O último condutor da tocha em Teresina acende a pira de celebração na Ponte Estaiada, que ficará exposta por 30 minutos. Lá, acontece uma solenidade com autoridades e apresentações artísticas. O evento termina com shows da Banda Top Gun e de Lily Araújo.


Também haverá apresentações culturais nos principais pontos turísticos da cidade. Segundo o prefeito Firmino Filho, a ocasião é propícia para apresentar Teresina ao mundo. “Vamos apresentar um conjunto significativo de movimentos culturais, para que possamos mostrar um pouco da nossa cara, do nosso jeito, das nossas manifestações. O momento servirá para dar ao resto do mundo o gosto da nossa Chapada do Corisco”, ressaltou o prefeito.

As apresentações acontecem na avenida Frei Serafim, onde terá quadrilhas e Bumba-meu-boi; na Praça Pedro II, onde o tema será juventude, com a participação de diversos coletivos culturais, grafitagem e circo; na prefeitura, onde haverá apresentação da Orquestra Sanfônica e da Banda 16 de Agosto; no Parque Lagoas do Norte, onde o tema será a cultura negra, com participação de grupos afro; no Teatro do Boi, onde o tema será a criança; e na Ponte Estaiada, onde acontece o encerramento, com participação do Coral de Vaqueiros, do Balé da Cidade, entre outras atrações.

Por: Andrê Nascimento, com informações de Nayara Felizardo
Mais sobre: