Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

TJ-PI instaura Processo Administrativo contra juiz da 8ª Vara Criminal

Ele responderá por atos cometidos na comarca de São Miguel do Tapuio.

23/11/2015 15:15

O Pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) decidiu instaurar, nesta segunda-feira (23), durante sessão administrativa extraordinária, por unanimidade, Processo Administrativo Disciplinar (PAD) contra o juiz Washington Luís Gonçalves Correia. A decisão do Pleno é referente a Pedido de Providências requerido pela Corregedoria Geral de Justiça para apuração de indícios de irregularidades verificados durante correição realizada no ano de 2011. Atualmente titular da 8ª Vara Criminal de Teresina, à época o magistrado respondia pela comarca de São Miguel do Tapuio.

Em seu relatório, o corregedor-geral de Justiça, desembargador Sebastião Ribeiro Martins, apontou como possíveis irregularidades demonstradas pelo relatório da correição ordinária: excesso de prazo na tramitação de alguns processos; movimentação descontrolada do dinheiro depositado na conta judicial; gasto indevido dos valores depositados referentes a fiança, transação penal e indenizações.

A defesa alegou a ocorrência de cerceamento de defesa, por não ter sido notificado quando da realização da correição, e de prescrição do objeto do Pedido de Providências nº 0000562-22.2011.8.18.0139. As duas preliminares foram rejeitadas, também por unanimidade.

Com a instauração do PAD, a matéria passa a ser de competência da Presidência do TJ-PI. O relator do Processo Administrativo terá prazo de sessenta dias, prorrogável por igual período, para levá-lo a julgamento pelo Pleno.

Caso não seja absolvido, o magistrado poderá sofrer as seguintes sanções: advertência, censura, disponibilidade ou aposentadoria compulsória.

Fonte: Corregedoria do TJ
Mais sobre: