Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Terreno é usado como depósito de lixo na zona Sul de Teresina

Quem reside próximo ao local reclama, principalmente, do mau cheiro e de animais que acabam entrando nas residências

03/07/2015 07:39

Um terreno baldio, localizado no Residencial Santa Rita, bairro Lourival Parente, zona Sul de Teresina, está sendo usado para despejo de lixo residencial, entulhos, material de construção, entre outros. O local fica próximo a um morro, o que acaba acumulando ainda mais resíduos, já que não é possível retirar o lixo de lá por conta da profundidade do buraco. 

Quem reside próximo ao local reclama, principalmente, do mau cheiro e de animais que acabam entrando nas residências. O funcionário público Adalto de Jesus Melo reside na Quadra-C e sua casa fica bem próxima do local usado como depósito de lixo. Segundo ele, é comum ver pessoas jogando entulho no terreno. 

Ainda de acordo com ele, moradores de outros quadras e bairros chegam a ir até o local despejar os resíduos. “As pessoas despejam de tudo aqui e ainda ateiam fogo, não só no lixo, mas em pneus também, e essa fumaça prejudica muito a saúde. Quer dizer, além do mau cheiro ainda tem essa fumaça, que incomoda bastante, mas a gente não pode fazer nada”, disse. 

O funcionário público explicou que em períodos mais quentes o mau cheiro aumenta e torna a convivência ainda mais complicada. Ele relatou que já presenciou alguns vizinhos despejando lixo no local, porém, preferiu não chamar a atenção ou reclamar com o morador para não criar atritos. 

“Eu já vi mas nunca falei nada porque não quero causar um mal estar com os vizinhos. Mas é comum ver, tanto aqui próximo à minha casa, quando em outros locais do terreno. A prefeitura até vem fazer a limpeza, mas é só da rua e capinar o mato. Lá mesmo no terreno eles só limpam o excesso de mato que passa para o meio da rua, mas não recolhem mesmo o lixo que é jogado”, frisou. 

Foto: Elias Fontenele/ ODIA

A dona de casa Alexandra Nogueira também reside em um condomínio próximo ao terreno e contou que da janela de seu apartamento é possível ver a quantidade de lixo que há dentro do buraco. “Tudo que se imaginar de lixo e que dê para trazer as pessoas jogam aí nesse terreno. Jogam tudo, sofá velho, resto de material construção, lixo de casa e até animal morto. O mau cheiro é muito forte, mas ainda bem que caiu essa chuva ontem, que deu para amenizar um pouco”, disse.

 Para ela não há justificativa para jogar lixo no local, vez que a coleta domiciliar é feita regularmente. Ela disse ainda que “falta é consciência mesmo, de pessoas que não estão preocupadas com os outros e só querem se livrar do lixo”, disse. 

Além disso, Adalto de Jesus ressaltou que, como o terreno é bastante arborizado, alguns animais acabam saindo de seu habitat natural e invadindo as residências. Ele mesmo contou que já encontrou uma cobra dentro de sua casa, e atribui esse fenômeno ao descaso da população com o meio ambiente. “As pessoas estão destruindo o habitat onde esses animais moram, e eles acabam fugindo para o local mais perto, fugindo da depredação do meio ambiente”, ressaltou.

Por: Isabela Lopes- Jornal O Dia
Mais sobre: