Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Teresinenses aderem a aplicativo de celular para solicitar serviço de táxi

Entre as vantagens da ferramenta destaca-se a possibilidade do usuário escolher o táxi que está mais próximo, sem aguardar muito tempo.

30/11/2015 07:23

Um aplicativo de táxis tem chamado atenção dos usuários em todo o País. Ter um veículo em tempo hábil é a principal proposta do serviço e isso tem agradado os usuários. Fundado em 2012, o 99Taxis possui uma das maiores frotas de taxistas cadastrados e está presente em mais de 300 cidades.

A ideia tem sido bem recebida pelos taxistas autônomos, ou seja, aqueles que não fazem parte de cooperativas. Para eles, essa é uma forma dos usuários poderem ter acesso fácil aos táxis, escolhendo o que está mais próximo do seu local de origem e sem a necessidade de aguardar por muito tempo - maior reclamação dos usuários.

Luiz Araújo trabalha como taxista há 26 anos. Segundo ele, a utilização do aplicativo facilita tanto para o taxista quanto para o usuário do serviço. Ele explica que a tecnologia tem ajuda na rotina das pessoas. O taxista ainda reitera que a facilidade em localizar o táxi mais perto do passageiro tem sido um grande atrativo para que mais pessoas estejam aderindo ao aplicativo.

“Todo mundo reclama que os táxis demoram muito para chegar e acabam entrando no primeiro que encontram, porque, às vezes, as pessoas têm um compromisso muito importante e não podem demorar. Isso não é legal com o taxista que foi acionado para ir lá, mas o cliente também não pode esperar”, disse. Ele frisa que só o fato do cliente poder escolher o táxi mais perto de sua residência, sem precisar entrar em contato com a cooperativa, já torna ao serviço mais funcional.

O taxista Itamar Sousa também é a favor do aplicativo. De acordo com ele, isso reduz o tempo do percurso e economiza combustível. “Nós autônomos não sofremos tanto, mas quem é de cooperativa vai pegar prejuízo, porque as pessoas vão deixar de ligar para lá e pedir direto pelo celular. Porém, a tecnologia está vindo para ajudar a vida de todos e é uma ideia muito válida”, argumenta.

Como funciona o 99Taxis Além de poder saber a localização exata dos táxis mais próximos, os usuários do serviço ainda têm outras vantagens. Inicialmente, ele deverá baixar o aplicativo. Em seguida, preencher um cadastro ou ainda fazer login com sua rede social. O cadastro será validado com o número de celular e, a partir de então, o usuário já poderá solicitar seu táxi.

Na tela inicial, aparecerá a localização atual e os táxis livres nos arredores. Basta apertar para “Pedir o Táxi” e selecionar a opção de pagamento (dinheiro, cartão de crédito e débito e pagamento pelo próprio aplicativo através do PayPal). O usuário receberá todas as informações do taxista que te buscará: nome, modelo e placa do carro, telefone. Assim, é possível entrar em contato com o motorista se necessário, facilitando também no momento de identificá- lo quando ele chegar.

Foto: Elias Fontenele/ODIA
Por: Isabela Lopes - Jornal O DIA
Mais sobre: