Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Teresina sedia seminário de revisão do sistema de custos em obras públicas

O Sinapi é é a tabela oficial para elaboração de orçamentos de obras públicas com recursos da União.

19/04/2017 10:51

A cidade de Teresina será a 13ª capital do país a receber o "Seminário de Avaliação do Sistema de Referência de Preços Sinapi". O evento acontece na quinta-feira (27), a partir das 8 horas da manhã, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (Fiepi), e tem o objetivo de mostrar em detalhes a revisão do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi), que é a tabela oficial para elaboração de orçamentos de obras públicas com recursos da União.

O primeiro seminário ocorreu em 2013. De acordo com assessor técnico da Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (CBIC), Geraldo de Paula Eduardo, desde então o evento vem dando transparência ao mecanismo de controle de preços de insumos em obras públicas. "Estávamos chegando a um ponto em que a tabela estava lá e orçamentistas, empresários e os próprios engenheiros não sabiam usar da melhor forma. Os encontros são bem técnicos e ajudam todos a se familiarizarem melhor com a ferramenta, que é gerida pela Caixa Econômica Federal", observa.

Uma das apresentações previstas para o seminário é a do engenheiro José Soares Diniz Neto, vice-presidente de edificações do Sindicato da Indústria da Construção Pesada de Minas Gerais  (Sicepot-MG). "Ele é um apaixonado pelo sistema e o conhece como ninguém entre os empresários do Brasil. O José Neto também faz parte do corpo técnico da CBIC e esta passagem dele pelo Piauí será muito valiosa para quem quer aprender mais sobre o Sinapi", enfatiza o engenheiro Geraldo de Paula.

A Caixa Econômica Federal vem atualizando o sistema a cada 6 meses, com novidades em insumos e custos por região. Um consultor da Caixa também vai estar no evento e explicará como se chega a esses preços e quais são as atualizações do sistema.

O IBGE é um grande parceiro do banco estatal na composição do Sinapi. "Muita gente que trabalha todo dia com orçamento pensa que o Sinapi é apenas nacional, mas ele já nasceu regionalizado. Há insumos com até mil tipos e cem famílias de até 50 preços distintos cada uma, cabe ao orçamentista da obra e do governo pensarem também no custo de transporte até  o canteiro, partindo da cidade de compra, normalmente uma capital", pontua Geraldo. 

 Arthur Feitosa, presidente da Apeop-PI (Foto: Ascom Apeop-PI)

No Piauí, o seminário é organizado pela Associação Piauiense dos Empresários de Obras Públicas (Apeop-PI). "Queremos que os órgãos de controle também participem, como a Policia Federal, o TCE, o TCU, o MPE, o MPF e as controladorias, porque eles são responsáveis também pelos gastos públicos com obras", destaca Arthur Feitosa, presidente da Apeop-PI.

Para Geraldo, o seminário de Teresina  promete ser bem diversificado quanto ao público. "A ideia é que os empresários, revendedores e gestores convençam também servidores e funcionários a participarem, garantindo que a informação chegue a todos que dependem do Sinapi, mas ainda esbarram na falta de informação", conclui.

Fonte: Ascom Apeop-PI
Mais sobre: