Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Teresina recebe exposição de objetos olímpicos de Museu

O museu está fazendo uma verdadeira volta olímpica pelo Brasil levando o espírito olímpico às cinco regiões do país.

06/06/2016 08:09

O Museu Itinerante Se Prepara Brasil – O Caminho do Esporte até o Rio de Janeiro está realizando uma exposição gratuita sobre rodas em Teresina. O evento começou ontem, 5, e vai até hoje, 6, às 20h. O museu está fazendo uma verdadeira volta olímpica pelo Brasil levando o espírito olímpico às cinco regiões do país, com o objetivo de preparar a população para o maior evento esportivo mundial. 

Pessoas de todas as idades visitam as peças olímpicas expostas no Museu Itinerante (Fotos: Assis Fernandes/ O DIA)

A ação é promovida pelo Grupo Bradesco Seguros, patrocinador e segurador oficial dos Jogos Rio 2016. “A ideia do museu é justamente divulgar. Nós temos duas carretas e uma delas sairá daqui direto para o Mato Grosso, o objetivo é realmente dar visibilidade ao museu”, comenta o Superintendente do Grupo Bradesco Seguros, Paulo Henrique. 
Paulo fala sobre a importância da exposição para o público da Capital. “A primeira vez que eu entrei no museu eu fiz uma viagem e é isso que acontece com as pessoas. Você tem aqui uma sapatilha da metade do século passado e, ao lado, tem uma atual, então você consegue viajar e até entender a evolução dos jogos. Você faz uma volta no passado”, explica o Superintendente do Bradesco Seguros. 
A professora Valéria Silva aprovou a iniciativa de trazer o museu sobre rodas para Teresina e acredita que a sua estadia aqui, mesmo que por pouco tempo, vai gerar conhecimento. “Eu achei ótimo terem trazido o museu para cá porque é uma oportunidade de conhecermos a história das olímpiadas. Gera conhecimento para a gente conseguir acompanhar não só visualmente a história. É importante saber a evolução de todos os jogos olímpicos principalmente na questão da participação feminina, o quanto evoluiu. A atitude de trazer o museu para cá foi muito pertinente”, comenta a professora. 

A bancária Gabriela Matheus aproveitou a passagem do museu por Teresina para levar o filho Gabriel de 6 anos. “As olímpiadas transmitem um momento de união entre todos os países e isso é muito importante. E aqui é a primeira vez que está acontecendo um evento desse porte, então é muito importante para obtermos conhecimento”. 
100 peças estão expostas no museu e dentro os objetos, destacam-se as réplicas de prata e bronze dos Jogos Olímpicos de Atenas, em 1896, e da carta do Barão de Coubertin, criador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, na qual em 1913, aparece pela primeira vez a imagem dos aros olímpicos. Além das Tochas Olímpicas, pictogramas e medalhas de diversas edições, imagens de atletas brasileiros e internacionais, entre eles a equipe de tiro do Brasil nos Jogos de Antuérpia, em 1920. Foi a primeira vez que o país disputou o evento esportivo. Há também a presença de totens interativos e exibição de vídeos temáticos. 
Quanto à acessibilidade, a carreta está equipada para receber deficientes físicos. Ela possui elevador na parte posterior que dá acesso aos deficientes físicos, cadeirantes ou pessoas com dificuldade em se locomover. A novidade fica por conta do conteúdo em braille para os deficientes visuais. O museu é dividido em cinco áreas: “Histórias”, “Esportes”, “História Brasileira”, “Curiosidades” e “Rio 2016”. 
A ação conta com duas carretas que juntas percorrerão cerca de 30 mil km em dois roteiros distintos. Elas partiram de Vitória (ES) e Goiânia (GO) dia 30 de abril, e passarão por 45 cidades de todo o país. Os veículos se encontrarão em agosto, no Rio de Janeiro, onde o museu ficará exposto durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos nos Bulevares Olímpicos Parque Madureira e Porto Maravilha. O Museu Itinerante Se Prepara Brasil ficará em Teresina até hoje e abrirá às 11h da manhã com fechamento às 20h. As carretas se encontram no estacionamento da Ponte Estaiada, na Avenida Raul Lopes, zona Leste da Capital.
Por: Ioná Nunes - Jornal O Dia
Mais sobre: