Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Teresina é contemplada com projeto de arborização e reformas dos parques

A assinatura do convênio foi feita pelo prefeito de Teresina, Firmino Filho e o secretário municipal de Meio Ambiente, Aluísio Sampaio.

05/07/2015 15:20

O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, esteve em Teresina e participou da solenidade de assinatura do Termo de Cooperação com o estado do Piauí para a ampliação dos recursos hídricos urbanos em mais de 150 cidades do Estado. A capital é um dos municípios que foram contemplados e receberá recursos no valor de R$ 2,3 milhões em emendas para a reforma de parques ambientais e arborização. A assinatura do convênio foi feita pelo prefeito de Teresina, Firmino Filho e o secretário municipal de Meio Ambiente, Aluísio Sampaio, na última sexta-feira.

Os recursos serão investidos na execução do projeto Executivo Arquitetônico do Parque Jardim Botânico de Teresina (Parque do Mocambinho) e do Parque João Mendes Olímpio de Melo (Parque da Cidade). Consta no projeto, obras nas calçadas externas do parque, reparação da cerca externa e do passeio de acesso lateral ao parque, reforma da guarita da entrada principal do Parque da Cidade, substituição do mobiliário urbano do local, reforma do coreto e das trilhas.

Durante a solenidade, o prefeito Firmino Filho ressaltou a importância da parceria da gestão municipal com a Codevasf. “É um órgão que já teve muitos desafios quanto ao Vale do São Francisco e agora chegou a vez do Vale do Parnaíba, com os crescimentos das demandas locais. Além dos projetos já atendidos, temos o plano de drenagem de Teresina e outras medidas para garantir um futuro mais sustentável para a cidade”, afirmou.

“A Codevasf teve a oportunidade de assinar no Piauí dez convênios com prefeituras diferentes, através do apoio do governo federal. As respostas do Ministério da Integração são emergenciais e também estruturantes. Por isso, estamos construindo para o Nordeste obras importantes e o Piauí está dentro das nossas prioridades”, destacou o ministro Gilberto Occhi.

Para o secretário Aluísio Sampaio, o momento é de celebrar todo o esforço que a Prefeitura tem feito para assegurar os recursos, ampliando os investimentos na área de sustentabilidade. “Nós fizemos um grande esforço para salvar este recurso colocado desde alguns anos atrás, que contemplava projetos na área dos parques e no plano de arborização da cidade. As emendas agora ficaram divididas em duas etapas. Uma para a questão dos parques, contemplando o projeto executivo do Jardim Botânico, que prevê o plano de manejo de melhor infraestrutura e de maior utilização da população e o outro para revitalizarmos o Parque da Cidade”, explicou.

O convênio assinado prevê ainda um plano de arborização para Teresina. “Investimentos no valor de R$ 500 mil serão feitos para executarmos um diagnóstico de toda a questão de arborização da cidade. Ao final, criaremos um manual que poderá desenvolver o tipo de vegetação específica para Teresina. Teremos corredores ecológicos, que amenizará nosso clima em especial nossas vias públicas”, concluiu Aluísio Sampaio.

Fonte: Da Redação
Mais sobre: