Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Taxistas têm lista de 16 bairros para onde evitam corrida durante a noite

Mais quatro motoristas foram assaltados no fim de semana. Categoria organiza protesto.

30/11/2015 15:01

Os taxistas de Teresina possuem uma lista de 16 bairros onde evitam entrar com seus veículos depois das 22 horas. É o que informa o presidente de uma cooperativa de táxi da Capital, Pedro Ferreira. De acordo com ele, os motoristas recusam corridas para essas regiões por medo de sofrerem assaltos ou qualquer outro tipo de atentado. O medo aumentou depois da morte do taxista Pedro de Jesus Lima, na última sexta-feira (27) durante uma corrida.

Os bairros nos quais taxistas evitam entrar à noite são: Vila Irmã Dulce, Vila São José, Vila Jerusalém, Vila Santa Cruz, Prainha, Vila do Avião, Pedra Mole, Santa Maria da Codipi, Morro da Esperança, Parque Rodoviário, Parque São Jorge e Nova Teresina. Esses 12 bairros já haviam sido marcados como zona de risco pelos taxistas ainda no ano passado. Este ano, foram acrescentados mais quatro bairros na lista: Parque Universitário, Parque Eliane, Vila Dagmar Maza e Anita Ferraz.

Fotos: Arquivo O Dia


Pedro Ferreira, presidente de uma cooperativa de táxi em Teresina diz que taxistas têm lista de bairros que devem evitar

“É um absurdo isso. Nós estamos procurando uma forma de chamar a atenção das autoridades para o completo abandono em que vive nossa categoria no que diz respeito à segurança”, declara Pedro Ferreira. De acordo com ele, apenas neste fim de semana, mais quatro taxistas foram assaltados enquanto faziam corridas na Grande Teresina, um deles, que estava na zona Sul da Capital, chegou a ser ameaçado de morte pelos suspeitos que fugiram levando todo seu dinheiro.

Protesto

Por conta da onda de violência que tem tomado de conta de Teresina nos últimos dias, os taxistas estão planejando manifestação pedindo por mais segurança. Os profissionais pretendem fechar a Avenida Frei Serafim durante toda a manhã desta terça-feira (01) em um protesto que deve reunir pelo menos mil táxis. Com isso, os serviços no restante da cidade deverão ficar paralisados.

Os taxistas vão se concentrar amanhã as oito horas da manhã em frente à Assembleia Legislativa, e o cortejo vai seguir pela Avenida Frei Serafim, contornando a Igreja São Benedito, e retornando para Alepi, passando por baixo da Ponte Juscelino Kubitscheck. A categoria diz que já informou à Strans que vai interditar a via.


Taxistas organizam protesto pedido por mais segurança em Teresina

Segundo o presidente do Sindicato dos Taxistas, Antônio Barbosa, a categoria não tem condições de seguir trabalhando com a onda de violência contra taxistas, principalmente depois do anúncio da paralisação por parte da Polícia Militar.

“Com os policiais agora parados nós não temos mais como trabalhar. Entendemos que eles buscam melhores salários. Eles têm o direito deles, mas nós precisamos de alguma segurança. Nós estamos tendo que tomar cuidado para não pegar qualquer passageiro ou corrida”, finaliza.

Por: Andrê Nascimento (estagiário) e Maria Clara Estrêla
Mais sobre: