Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Sucatas são alvos de fiscalização contra criadouros do mosquito da dengue

O principal objetivo das visitas é mapear todo o percurso para que sejam trabalhadas maneiras de contenção e prevenção da dengue e chikungunya

24/04/2015 06:52

Sucatas da região Sul de Teresina passaram por uma avaliação geral ontem (23) com o intuito de avaliar os possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como a dengue e febre chikungunya. Uma equipe de fiscais da Superintendência de Desenvolvimento Urbano da zona Sul da cidade (SDU/Sul) esteve ocupada toda a manhã dessa quinta-feira com a avaliação.

“Nessa região, por ter muitas sucatas, vamos trabalhar por muito tempo, constantemente e em todas as áreas. Vamos fazer, todos os dias, visitas nesta região. Vamos ouvir o Fala Teresina também para fazermos maiores levantamento. Temos um efetivo grande de fiscais, mas o nosso maior fiscalizador é o povo. O denunciante”, afirmou Alberto Melo, da SDU/Sul.

O principal objetivo das visitas é mapear todo o percurso para que sejam trabalhadas maneiras de contenção das doenças através da prevenção. Um pedido de cobertura das áreas abertas está sendo feito pela SDU/Sul e os donos de sucatas que não atenderem à solicitação poderão ter seus estabelecimentos interditados.

Foto: Marcela Pachêco/O Dia


Prefeitura está pedindo que sucatas cubram as áreas abertas e quem não cumprir a orientação pode ser autuado com interdição

“Estamos pedindo para entrar nas casas e vendo o levantamento para passar para a Central de Zoonoses. O prefeito pediu para pegar pesado nessas áreas abertas e até pedir o auto de interdição, caso os locais sem cobertura não sejam cobertos. Se não localizarmos os donos, vamos fazer a interdição e retirar o material do local”, completa Alberto Melo.

Para os donos de sucata, a ação é importante, mas muitos reclamam das medidas que estão sendo solicitadas pela Prefeitura. José Nunes, dono de uma sucata, afirma que deve fazer o possível para regularizar a sua situação.

“Com certeza é um trabalho muito bom. Eu mesmo tenho o cuidado de sempre tirar a água que fica na sucata para que eu e minha família não tenhamos o problema. A Prefeitura pediu agora para eu cobrir, vou fazer o possível para atender”, disse.

Sucatas e borracharias estão no grupo dos denominados Pontos Estratégicos (PE), que recebem atenção especial dos órgãos de defesa. Atualmente, Teresina tem mais de 1.200 pontos considerados estratégicos pela Fundação Municipal de Saúde em diversas zonas da cidade.

Por: Fracicleiton Cardoso - Jornal O Dia
Mais sobre: