Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Subconcessão da Agespisa é aprovada com 20 votos a favor

Vereadores foram xingados e vaiados durante a audiência.

18/11/2015 10:15

Os vereadores aprovaram na manhã desta quarta-feira (18) o projeto de lei que transfere ao Instituto de Águas do Piauí o abastecimento dos serviços e água e esgoto no Município de Teresina. Dos 28 vereadores da câmara, 20 votaram a favor do projeto que já havia sido aprovado em primeira votação.

Os vereadores Luís André (PPS), Teresa Brito (PV), Antônio José Lira (DEM), Paulo Roberto da Iluminação (PTB) e Inácio Carvalho (PP) votaram contra a subconcessão da Agespisa. Faltaram à audiência as vereadoras Rosário Bezerra (PT), Celene Fernandes (SDD) e Cida Santiago (PHS).

Em meios a xingamentos e vaias, os vereadores discutiram sobre o projeto que estabelece que a Agespisa repasse o serviço à iniciativa privada, licitada pelo Instituto de Águas do Piauí. Gritos direcionados aos parlamentares os chamando de corruptos e ladrões foram ouvidos durante toda a sessão.

Duas emendas do projeto também foram aprovadas na câmara. De autorias dos vereadores José Ferreira (PSD) e Edvaldo Marques (PSB), elas obrigam o projeto aprovada a cumprir algumas exigências. Dentre elas, a empresa que ganhar a licitação deve ter capacidade técnica, idoneidade financeira, regularidade física e jurídica, além de ter que cumprir metas estabelecidas, que antes eram de responsabilidade da Agespisa.  

Várias pessoas acompanharam a sessão. A polícia militar também esteve presente para impedir a episódios de violência durante e depois da audiência. Após o fim das votações, os vereadores saíram rapidamente para outra sala do prédio.

O projeto segue agora para a Prefeitura de Teresina e aguarda a decisão do Firmino Filho de sancionar ou não.

Por: Ithyara Borges, com informações de Robert Pedrosa
Mais sobre: