Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Sorteio definirá pipeiros que irão distribuir água no interior do Estado

Os escolhidos atuarão durante os meses de maio, junho e julho deste ano, em locais que ainda serão definidos.

26/02/2016 07:18

Os pipeiros tiveram até ontem (25) para se deslocarem até o 25º Batalhão de Caçadores para fazer o credenciamento dos caminhões-pipas que abastecerão as regiões mais necessidades do Estado do Piauí. Os inscritos deverão agora aguardar o processo de seleção e sorteio, para que, de fato, possam iniciar a distribuição de água.

Foto: Assis Fernandes/ODIA

O trabalho é feito de forma contínua e conta com mais de 700 pipeiros trabalhando diretamente com o abastecimento de água no estado. Os novos inscritos atuarão nos meses de maio, junho e julho, e os locais ainda serão definidos. Segundo o Major Marcos Paulo, chefe de Relações Públicas do 25º BC, as inscrições fazem parte do processo de seleção, além da avaliação das condições estruturais dos veículos.

“Para que o pipeiro esteja apto a se credenciar, ele precisa passar por uma vistoria da vigilância Sanitária do município que atua e apresentar um laudo. Ele também precisa estar com a documentação do caminhão em dia, assim como seus documentos pessoais. Se tudo isso estiver dentro dos conformes, como prevê o edital, ele está apto a concorrer a uma das vagas disponíveis”, disse Major Marcos Paulo.

Os próximos credenciamentos ocorrerão a partir de maio, quando os caminhoneiros de carros-pipa se inscreverão para atuar no segundo semestre deste ano e primeiro semestre de 2017. Esses pipeiros irão concorrer às vagas disponíveis em suas regiões, no interior do estado.

O objetivo do credenciamento de prestadores de serviço de coleta, transporte e distribuição de água potável no semiárido nordestino atingidos pela estiagem por decreto de situação de emergência. Serão utilizados caminhões tanques (Pipa) com reservatórios de água que proporcionem o transporte de maneira higiênica e que atenda os níveis de potabilidade para o consumidor humano.

Esse atendimento foi homologado no Ministério da Integração, conforme disposição legal, e a prestação de serviço “Operação Pipa” contemplará os seguintes municípios: Acauã, Alagoinha do Piauí, Alegrete do Piauí, Anísio de Abreu, Assunção do Piauí, Bela Vista do Piauí, Belém do Piauí, Betânia do Piauí, Bonfim do Piauí, Brejo do Piauí, Cajueiro da Praia, Caldeirão Grande, Campinas do Piauí, Campo Alegre do Fidalgo, Campo Grande do Piauí, Canto do Buriti, Capitão Gervásio de Oliveira, Caracol, Caridade do Piauí, Coronel José Dias, Colônia do Piauí, Conceição do Canindé, Curral Novo do Piauí, Curimatá, Dirceu Arcoverde, Dom Expedito Lopes, Dom Inocêncio, Fartura do Piauí, Floresta do Piauí, Francisco Macedo, Francisco Santos, Fronteiras, Inhuma do Piauí, Ipiranga do Piauí, Itainópolis, Jacobina, Jaicós, João Costa, Juazeiro do Piauí, Jurema, Lagoa do Barro, Luís Correia, Marcolândia, Massapê do Piauí, Monsenhor Hipólito, Morro Cabeça no Tempo, Nova Santa Rita, Oeiras, Padre Marcos, Paquetá, Patos do Piauí, Paulistana, Pedro Laurentino, Picos, Pimenteiras, Pio IX, Queimada Nova, Santa Rosa, Santana do Piauí, Santo Inácio do Piauí, São Braz do Piauí, São Francisco de Assis, São João da Canabrava, São João do Piauí, São José do Piauí, São Julião, São Miguel do Tapuio, São Raimundo Nonato, Simões, Simplício Mendes, Várzea Branca e Vila Nova, atendidos na Região sob a coordenação do 25° Batalhão de Caçadores, no período compreendido entre 01 de agosto de 2015 a 31 de julho de 2016.

Por: Isabela Lopes - Jornal O DIA
Mais sobre: