Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Skindô fará desfile sob inspiração da "œRoda do Mundo"

o presidente da Skindô, Jamil Said : "œEstou sentindo dificuldades para recrutar pessoas para o desfile na avenida".

27/01/2016 07:39

A partir do surgimento da roda, o mundo começou a evoluir baseado nos princípios físicos. As percepções para as esferas presentes na natureza e esse desenvolvimento humano por conta das formas arredondadas, guiam o desfile da escola de samba Skindô no Carnaval de Teresina 2016. Em sua passagem pela avenida, a agremiação vai mostrar a influência delas no cotidiano.


De acordo com Jamil Said, presidente da Skindô, o tema foi discutindo desde o carnaval do ano passado. A princípio a escola falaria sobre a matemática e a circunferência de uma maneira em geral. Ao longo do planejamento de alas e alegorias, a agremiação optou por focar o tema nas formas arredondadas. A partir daí, começaram a confecção das fantasias e dos adereços.

“Fomos pesquisar muito na história, desde a criação dos planetas e do sistema solar, onde tudo é redondo. No tema, a gente vem dizendo que na natureza tudo é redondo. As formas redondas são criações naturais e as quadradas são formas com mais intervenções humanas. Mostraremos desde a biologia até a química e matemática. Vamos citar a invenção da roda e questionaremos como seria o mundo sem ela”, conta Jamil.

Ainda de acordo com o presidente da escola, a Skindô irá desfilar com cerca de 600 componentes e quatro carros alegóricos. Os participantes estão divididos em sete alas, inspiradas no tema. O samba-enredo “Na roda do mundo” é de autoria de Tânia Said, que também desenvolveu as fantasias e os adereços da escola.

Os trabalhos no barracão da Skindô começaram em julho do ano passado, com a definição de um cronograma das etapas de produção. Nesse período pré- -carnaval, as equipes estão concorrendo contra o tempo para finalizar os preparativos, além de concluir parte das fantasias e das alegorias. Jamil conta que o ritmo segue acelerado mesmo com as dificuldades.

“A natureza não está ajudando, mas não podemos reclamar. Quem trabalhar com tinta requer muito do sol, que é fundamental para o processo de secagem e com esse clima chuvoso fica difícil. Estou sentindo que a maior dificuldade é de recrutar pessoas para desfilar na avenida. O carnaval espetáculo precisa muito do apoio da imprensa. Para uma festa bonita, tem que ter divulgação”, destaca o presidente.

Antes de ser uma escola de samba a Skindô, agitava os carnavais de Teresina como bloco carnavalesco que desfilava nos clubes da cidade. Em 1975, jovens estudantes da sociedade piauiense decidiram que no ano seguinte desfilariam como uma agremiação. Desde então, como escola, a Skindô conquistou seis títulos de campeã e todos os restantes de vice-campeã, entre três títulos de terceira colocada. Com 41 anos de fundação, já levou para a avenida sambas inspirados em Wall Ferraz, na Cidade de Pedro II, na Lagoa de Parnaguá, no cinema e na fotografia.

Foto: Assis Fernandes/ODIA
Por: Yuri Ribeiro - Jornal O DIA
Mais sobre: