Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Sismólogos chegam ao Maranhão para investigar tremores que atingiram Piauí

Equipe de pesquisadores da Universidade de Brasilia quer determinar qual magnitude máxima a que os tremores podem chegar.

06/01/2017 11:19

Os pesquisadores da Universidade de Brasília (UNB) estão a caminho da cidade de Vargem Grande, no Maranhão, para a instalação de aparelhos sismológicos para análise dos tremores de terra ocorridos no último dia 3. A equipe irá investigar mais detalhadamente a falha geológica que gerou o terremoto que atingiu Teresina.

A equipe está na estrada e deve chegar ainda hoje ao Maranhão, e deve instalar amanhã (7) os equipamentos de análise. "O objetivo da pesquisa é estudar a falha que originou o tremor", disse o professor Lucas Vieira Barros, da UNB. "O terremoto maior, de 4,7 pontos, aconteceu em cima de uma falha geológica e não se estabilizou só com esse primeiro. Por isso, acontecem outros tremores, menores", explica o pesquisador. 

Após o tremor ocorrido na última terça-feira, por volta das 9h, a rede sismográfica registrou cerca de 50 pós-abalos sísmicos. Todos foram de pequena magnitude e imperceptíveis no Piauí. Cerca de 15 alcançaram mais de um ponto da escala Richter. Três tiveram magnitude acima de três pontos e uns dois abalos podem ter sido sentidos na região de onde se originaram os tremores.

Com o estudo da fonte, os pesquisadores esperam conseguir determinar com precisão a localização da falha, sua orientação e dimensão. "Com esse estudo, poderemos determinar qual a magnitude máxima dos tremores que essa falha pode gerar", disse o professor Lucas Vieira.2106 9927

Edição: Nayara Felizardo
Por: Andrê Nascimento
Mais sobre: