Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Sindicato planeja protesto contra privatização da Agespisa

Governo quer transformar empresa de economia mista em autarquia.

03/03/2015 10:35

Os trabalhadores da Agespisa vão realizar nesta sexta-feira (06) um protesto contra a proposta do Governo do Estado de transformar a Agespisa em uma autarquia. Atualmente, o órgão é uma empresa de economia mista, onde o estado é o acionista majoritário.

Para o Sindicato dos Urbanitários. a mudança representa a privatização do serviço de saneamento básico no Piauí. Os servidores temem ainda que a mudança para autarquia interfira na realização de concurso público.

O protesto foi marcado para as 7h30, em frente à Agespisa. O sindicato espera ter a participação de todas as centrais sindicais, Movimento Atingidos de Barragem – MAB, movimento estudantil, associações de bairro e dos movimentos sociais em geral.

O governo defende os servidores não serão afetados e que a mudança para autarquia vai liberar a Agespisa das dívidas e aumentar a capacidade de investimento da empresa. O processo é semelhante ao que aconteceu com a extinção da Cohab, onde os servidores foram para a Emgerpi e para a ADH (Agência de Desenvolvimento Habitacional).

Não é esse o entendimento do presidente do Sindicato Urbanitários, Francisco Ferreira. Segundo ele, o modelo adotado com a ADH foi um fracasso. “Todos os trabalhadores da antiga COHAB ficaram ociosos porque a empresa perdeu sua capacidade de administrar novos empreendimentos no setor habitacional”, contesta o sindicalista.  

Ainda de acordo com o presidente do Sindicato, a solução para a revitalização da Agespisa exige reformas necessárias dentro do âmbito da gestão eficiente. “É preciso resolver as ingerências políticas, o alto índice de terceirização no serviço fim da empresa, negociar junto ao Governo Federal a dívida pública, procurar parcerias com o Governo Federal junto ao Ministério das Cidades para investimento em saneamento básico em todo o Estado do Piauí, utilizando os recursos oriundo do PAC”, defende Francisco Ferreira.

Por: Nayara Felizardo, com informações do Sindicato dos Urbanitários
Mais sobre: