Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Sindicato diz que acompanhantes e plantonistas não recebem refeições no HUT

Fundação Hospital de Teresina diz que hospital está se adequando a portarias do Ministério da Saúde.

30/11/2015 11:18

O Sindicato dos Enfermeiros Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Piauí (SENATEPI) denuncia que plantonistas e acompanhantes de pacientes do Hospital de Urgências de Teresina (HUT) estão sem receber os lanches entre o café, almoço e janta. As refeições oferecidas no hospital são disponibilizadas pela Fundação Hospitalar de Teresina (FHT).

De acordo com o presidente do SENATEPI, Francisco Alex, vários acompanhantes que vêm do interior e de fora do Estado estão sem receber o café e o lanche das 10 e das 15 horas. “Agora é só almoço e janta. Alguns funcionários também estão deixando de receber essas refeições. Isso só prejudica o trabalhador e os que vêm de fora prestar assistência a seus familiares”, diz Francisco Alex.

Procurada pelo PortalODia.com, a diretora de assistência hospitalar da FHT, doutora Jesus Mousinho, informou que o Hospital de Urgência de Teresina está passando por adequações às novas portarias do Ministério da Saúde e, uma delas, determina que sejam oferecidos apenas café, almoço e janta a plantonistas e acompanhante dispensando os lanches entre as refeições.

“Em todos os outros hospitais do país funciona assim. O hospital tem a obrigação de oferecer apenas as refeições completas, mas não lanches entre elas. Isso fica a cargo de cada um. Há exceções. Quem acompanha doentes terminais, por exemplo, e que precisa ficar 24 horas por perto, têm direito a receber esses lanches, bem como aqueles profissionais que não podem se ausentar de jeito nenhum do hospital. É o que está sendo feito aqui”, explica Jesus Mousinho.

O SENATEPI informou que vai avaliar as bases jurídicas que sustentam essa medida e disse que pretende acionar o Ministério Público caso seja encontrada alguma irregularidade no oferecimento dessas refeições aos profissionais da saúde e acompanhantes de pacientes.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: