Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Simpósio na Uespi homenageia publicitário parnaibano Renato Castello Branco

O publicitário paulista Hiran Castello Branco veio ao Piauí para receber a homenagem póstuma ao pai, piauiense que faleceu em 1995.

25/08/2016 17:02

O publicitário paulista Hiran Castello Branco, presidente do Conselho Nacional de Propaganda, veio ao Piauí para receber uma menção honrosa em memória do seu pai, o parnaibano Renato Castello Branco, pelos relevantes serviços prestados na área de crítica genética. A homenagem acontece durante o III Simpósio Nacional de Crítica Genética e Arquivologia do Núcleo de Estudos em Memória e Acervos (Nema) da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), evento realizado entre os dias 24 e 26 de agosto. 

"Meu pai era um escritor que se transformou num publicitário. Teve grande êxito, foi um pioneiro. E é uma referência não só pra mim, mas pra várias gerações. Foi um dos decanos da nossa publicidade. Eu sou administrador de empresas, mas segui esse caminho também", ressalta Hiran Castello Branco.

O publicitário afirma que o pai, após se aposentar, decidiu enveredar na crítica genética para conhecer melhor as riquezas arqueológicas do seu Estado, presentes no município de São Raimundo Nonato.

"Meu pai ganhou esta homenagem da Uespi pelo que a obra dele como escritor representa. Eu acho, como filho, que o Renato Castello Branco se interessou pela arqueologia sobretudo por conta do amor que ele tinha pelo Estado dele. Então, tudo o que se passava por aqui, desde Sete Cidades até São Raimundo Nonato, foram matérias de interesse para ele. Um dos livros que ele escreveu, dentre os 24 dos quais ele é autor, chama-se 'Fatos e lendas da pré-história brasileira', que trata, exatamente, do que ele viu no Estado do Piauí", ressalta Hiran Castello Branco, que atualmente também é presidente internacional da Associação Latino-Americana de Publicidade (Alap).

Em entrevista a O DIA, Hiran também disse estar otimista quanto à manutenção das pesquisas no Parque Nacional Serra da Capivara, embora a arqueóloga Niède Guidon tenha anunciado este mês que a Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham) está sem recursos para manter o parque aberto - alerta que, na realidade, a estudiosa já faz há alguns anos, sem receber qualquer auxílio concreto por parte do Governo do Estado e do Governo Federal.

Para o publicitário, a recente exposição mundial das riquezas arqueológicas existentes no Piauí, durante a cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos Rio 2016, pode representar um novo impulso para que a Serra da Capivara volte a receber investimentos do poder público e da iniciativa privada.

"Essa visibilidade traz uma perspectiva que nos leva mais à vontade de construir o futuro do que a lamentar o passado. Precisamos apresentar para o mundo esse parque que é patrimônio da humanidade e que tem todo o potencial para alavancar o desenvolvimento sustentável daquela região, não só através do turismo, mas através de várias outras atividades, gerando empregos para a população. Precisamos pegar essa bandeira e levar pra frente", ressalta o publicitário.

Iran Castello Branco esteve na redação d'O DIA na tarde desta quinta-feira, acompanhado do amigo Cândido Gomes Neto, que é presidente do Sindicato das Agências de Propaganda do Estado do Piauí.

Piauiense foi um dos maiores publicitários do Brasil

Renato Castello Branco foi um advogado, escritor e publicitário brasileiro. É considerado um dos "Founding Fathers" da publicidade no Brasil.

O piauiense começou sua vida profissional na Agência de Publicidade N. W. Ayer em 1935, como assistente de redator do escritor e publicitário Orígenes Lessa, e em 1939 entrou na J. W. Thompson, no Rio de Janeiro, transferindo-se, na mesma agência, para São Paulo, em 1961.

Permaneceu na JWT por 30 anos, em períodos alternados, até desligar-se em 1969, após fazer uma carreira brilhante, na qual chegou a presidente no Brasil e, em 1965, a vice-presidente nos Estados Unidos, sendo o único latino-americano a conseguir esse feito até hoje.

O evento

O III Simpósio Nacional de Crítica Genética e Arquivologia tem como tema: "Leitor, Leitura, Litura". O evento reúne pesquisadores de todo país e é coordenado pelas diretrizes nacionais dos estudos do processo de criação na literatura.

O simpósio é promovido a cada dois anos pelo Núcleo de Estudos em Memória e Acervos da Uespi, em parceria com a Associação de Pesquisadores em Crítica Genética (APCG), Revista Manuscrítica e com o Núcleo de Apoio à Pesquisa em Crítica Genética (NAPCG) da Universidade de São Paulo.

A Crítica Genética é uma ciência nova no Brasil, tendo como principal referência Philippe Willemar, professor da Universidade de São Paulo (USP), que também foi homenageado durante o simpósio, juntamente com o escritor piauiense Renato Castelo Branco.

Por: Cícero Portela
Mais sobre: