Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Setor da UFPI é isolado após vazamento de gás e risco de explosão

Segundo estudante, o fato ocorreu por volta do meio-dia, e todos os alunos que estavam em aula saíram correndo, com medo de uma possível explosão.

06/09/2017 10:50

O setor do curso de Nutrição da Universidade Federal do Piauí precisou ser isolado na tarde de terça-feira (5) por conta de um vazamento de gás, que poderia resultar numa explosão.

Segundo um estudante, que pediu para não ser identificado, o fato ocorreu por volta do meio-dia, e todos os alunos que estavam em aula saíram correndo, com medo de uma possível explosão. O vazamento teria ocorrido num registro de gás do laboratório do curso de Nutrição.

"Todo mundo ficou com medo de explodir. Com o barulho e o mau cheiro todos saíram rapidamente", relata o estudante. 

Aluno postou aflição de estudantes no momento em que notaram vazamento de gás (Foto: Reprodução / Instagram)

Como era horário de almoço, poucas pessoas estavam no setor. O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas, segundo estudantes, demorou mais de uma hora para chegar ao campus.

Por conta do incidente, as aulas do curso foram suspensas, sendo retomadas nesta quarta.

O estudante aproveitou a oportunidade para denunciar que estão faltando diversos materiais básicos de segurança para os alunos atuarem no laboratório.

A reportagem entrou em contato com a chefe do Departamento de Nutrição da UFPI, professora Dilina do Nascimento Marreiro. Ela informou que a Prefeitura Universitária (Preuni) resolveu o problema rapidamente, e as aulas já estão normalizadas.

"Na verdade, teve um vazamento ontem [terça], mas a Preuni veio e tomou as providências para evitar qualquer perigo nesse sentido. Inclusive, foi feita uma reunião com a vice-reitora e já está sendo providenciada a troca de registros, de mangueiras, etc", afirmou a professora Dilina Marreiro.

Estudante denuncia que alunos, professores e servidores estão sob risco constante

Outro estudante afirma que o Corpo de Bombeiros e os servidores da Prefeitura Universitária teriam demorado muito para chegar ao local. "Os bombeiros demoraram mais de uma hora pra chegar, e os servidores da Preuni demoraram mais tempo ainda", relata o estudante.

Um aluno do curso de Nutrição e uma terceirizada do setor de limpeza que consertaram o registro danificado, conforme relataram fontes d'O DIA.

O estudante afirma que falta vontade da administração universitária para resolver o problema no laboratório de Nutrição, que, segundo ele, tem colocado em risco a vida de inúmeras pessoas.

"Nosso setor está precisando de equipamentos mais modernos e de uma ligação de gás externa. A gente tem toda a estrutura, já foram colocados os encanamentos, temos o depósito externo para os cilindros de gás, e só falta, realmente, a administração superior convocar a empresa pra fazer a ligação e trocar esse encanamento externo, que está desgastado, por ter sido colocado há muito tempo e por não receber a manutenção necessária. E essa situação coloca em risco os alunos, os professores, os técnicos administrativos e os terceirizados", relata o universitário, acrescentando que essas deficiências estruturais são observadas em praticamente todos os departamentos da UFPI, não apenas no de Nutrição.

Outro lado

A reportagem está tentando contato com a Coordenadoria de Comunicação da UFPI.

Por: Cícero Portela
Mais sobre: