Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Sesapi entrega equipamentos ortopédicos em Piripiri

Quase 900 equipamentos serão entregues à população por meio do programa 'Passo à Frente'.

01/06/2017 14:00

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e a Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) entregam, nesta sexta-feira (2), em Piripiri, 893 equipamentos ortopédicos pelo programa "Passo à Frente", contemplando ainda Boa Hora e Batalha. Ao todo, o programa já atendeu mais de 2.500 pessoas em mais de 40 municípios, segundo dados do Governo do Estado.

Implantado há um ano, o programa percorre o estado atendendo as pessoas com algum tipo de deficiência. Com isso, elas têm acesso aos equipamentos ortopédicos mais próximo de onde moram, sem a necessidade de vir a Teresina, como era antes, já que a única oficina de confecção de órtese e prótese no estado era a da capital. 

"Para facilitar o acesso, a Secretaria da Saúde disponibilizou uma carreta totalmente equipada como oficina itinerante, onde são disponibilizados órteses, próteses, cadeiras de rodas comuns e adaptadas, cadeira de banho, botas, palmilhas, muletas, bengalas, andadores e sapatos para pé diabético", informa a pasta.

O secretário de Saúde, Florentino Neto, reforça a importância do programa. “É essencial descentralizar os serviços de saúde, levando para mais perto de onde as pessoas moram, especialmente para quem tem alguma limitação para se locomover”, afirma o gestor.

O programa "Passo à Frente" já esteve em Floriano, Picos, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, Valença e Oeiras, estendendo o atendimento para mais de mais de 40 municípios. Em Valença e Oeiras foram feitos os atendimentos iniciais, como as moldagens. 

A previsão é que os equipamentos sejam entregues ainda em junho.

Fonte: Da Redação
Mais sobre: