Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

PI: servidores do Judiciário Federal deixam de atender processos por 48 horas

Desde o último dia 10 a categoria está em greve e atende a somente 30% da demanda dos cartórios.

29/06/2015 10:44

Os servidores do Judiciário Federal (Justiça Eleitoral, Justiça do trabalho, Justiça Federal, Tribunal Regional Eleitoral e Tribunal Regional do Trabalho) vão paralisar totalmente suas atividades hoje (29) e amanhã (30) como forma de chamar a atenção da sociedade para as perdas salariais acumuladas ao longo de nove anos pela categoria. É o que afirmam representantes do Sindicato dos Servidores dos Trabalhadores do Judiciário Federal do Piauí (Sintrajufepi)

Com o movimento, todos os processos que tramitam no TRT, TRE e Justiça Federal deverão deixarão de ser atendidos pelas próximas 48 horas. O objetivo do Sintrajufepi é que todos os cartório de Teresina e do interior, Fóruns Trabalhistas e a Justiça Federal fiquem de portas fechadas hoje e amanhã. Os servidores decidiram deflagrar o movimento, denominado de 'Apagão do Judiciário', na manhã de hoje (29) em assembleia realizada na frente do Tribunal de Regional do Trabalho, no Centro de Teresina.

"A principal reivindicação é a aprovação de um plano de cargos e salários e de uma data base que compensem os últimos nove anos de perdas salarias que nós tivemos. Já faz seis anos que esse Projeto de Lei Tramita no Senado e a discussão vive sendo adiada", diz Pedro Laurentino, representante do Sintrajufepi

A categoria recusou a proposta apresentada pela Governo Federal de dividir em quatro parcelas o reajuste de 21% que foi oferecido. Com isso, os servidores receberiam pouco mais de 5% ao ano. O Sintrajufepi disse que considera este valor um desrespeito com o servidor público. "É um reajuste anual que está abaixo até da inflação", finaliza Pedro Laurentino.

Desde o último dia 10, quando a categoria deflagrou greve por tempo indeterminado , apenas 30% dos cartórios do Estado operava para a prestação de serviços em caráter de urgência. Os servidores do Judiciário do Piauí aderiram ao movimento nacional para pressionar o Governo Federal e o Supremo Tribunal Federal. Ao todo, 17 Estados da Federação já aderiram ao movimento e pelo menos outros 19 estão em estado de greve.

Os servidores amanheceram esta segunda-feira (29) reunidos em assembleia no Tribunal de Justiça. Veja vídeo.


Mais sobre: