Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Servidores da UFPI podem entrar em greve nesta segunda-feira

Já com indicativo desde semana passada, categoria marcou assembléia onde decidirá junto a entidades sindicais nacionais se deflagra ou não a greve.

23/10/2016 12:05

O Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal do Piauí (Sintufpi) convocou seus associados para uma assembléia geral, marcada para essa segunda-feira (24), em frente à prefeitura do campus, que pode culminar na deflagração de greve. Em assembléia na última quinta-feira (20) a categoria aprovou o indicativo de greve.

Caso as demais entidades sindicais do país, decidam pela mesma posição adotada pelo SINTUFPI e demais subseções ( Picos, Floriano, Bom Jesus e Parnaíba), o sindicato deve deflagar GREVE por tempo determinado a partir da próxima segunda- feira dia 24.

O ato  é contra a PEC 241, que segundo a categoria, "limita os gastos públicos e fere os direitos dos trabalhadores". Os trabalhadores cobram ainda o cumprimento do acordo de greve do ano passado, que já teve prazo vencido.

OcupaUFPI

Representantes da Adufpi já prestaram apoio à ocupação feita pelos estudantes na reitoria da UFPI. Os ocupantes pedem melhorias na universidade, ampliação dos investimentos de assistência estudantil e denunciam atitudes de truculência por parte da segurança da instituição.


Saiba mais:

Ocupação completa quatro dias e estudantes da UFPI reivindicam melhorias 


A manifestação adere ao movimento que já soma mais de 1000 escolas, cerca de 80 institutos federais e 52 universidades por todo o país. Os estudantes se posicionam contra a PEC 241, que prevê a criação de um teto sobre os gastos públicos usando os valores atuais como base, e contra a MP 746, que faz uma reforma no ensino médio e torna opinativas as disciplinas de filosofia, sociologia, educação física e artes.

Edição: Nayara Felizardo
Por: Andrê Nascimento
Mais sobre: