Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Servidores da Chesf e Eletrobras paralisam atividades por 72 horas no Piauí

Categoria pede o fechamento do Acordo Coletivo de Trabalho e pagamento do retroativo.

28/08/2015 15:02

Os servidores da Companhia Elétrica do São Francisco (Chesf) e da Eletrobras Distribuição Piauí vão paralisar suas atividades por 72 horas a partir da próxima segunda-feira (31) em protesto pelo fechamento do Acordo Coletivo de Trabalho referente a 2015 e 2016 e pelo pagamento do retroativo que já acumula 8,34%,

“Nossa data base é maio e até agora a empresa não sinalizou o pagamento dos retroativos e nem dos reajustes que nós deveríamos ter agora. E para completar, cancelaram sem qualquer aviso ou explicação a rodada de negociação que teríamos ontem”, diz o presidente do Sindicato dos Urbanitários, Francisco Ferreira.

Durante os três dias de paralisação, os servidores farão assembleias em frente às sedes da Chesf e da Eletrobras e deverão paralisar pelo menos 70% dos serviços prestados à população. Segundo o Sindicato dos Urbanitários a adesão da categoria ao movimento é de quase 90%, mas que pelo menos 30% dos serviços de geração de energia e manutenção da rede elétrica deverão ser mantidos. “Nossa intenção não é instalar um caos na cidade, mas chamar a atenção da empresa para nossos direitos fundamentais que estão sendo deixados de lado”, diz Francisco Ferreira.

Servidores da Agespisa também paralisarão esta semana

Está marcada para a próxima quinta-feira (03) uma paralisação dos servidores da Agespisa em Teresina. O movimento terá duração de 48 horas e pretende chamar a atenção da população para os riscos de privatização da empresa. Para o Sindicato dos Urbanitários, o Governo precisa cumprir com os acordos firmados com os trabalhadores e não entregar a administração para a iniciativa privada.

“Ao invés de pagar os reajustes e atender àquilo que a categoria vem reivindicando há tempos, o Governo acha mais fácil privatizar o passar o problema para outra gestão. Nós não podemos permitir isso”, afirma o presidente do Sindicato dos Urbanitários.

Caso as reivindicações da categoria não sejam atendidas tanto pela Chesf e Eletrobras, quanto pela Agespisa, os servidores das empresas informaram que deverão entrar em greve por tempo indeterminado.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: