Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Serra da Capivara é contemplada com Agenda de Desenvolvimento

Municípios do território Serra da Capivara são contemplados com Agenda de Desenvolvimento

15/03/2017 11:19

Com o intuito de apresentar e discutir a Agenda de Desenvolvimento do território Serra da Capivara, bem como seus respectivos investimentos para a região, a Secretaria de Planejamento do Estado (SEPLAN), em parceria com a Associação Piauiense de Município (APPM), promoveu na manhã desta terça-feira (14) um encontro com os 18 municípios que compõem o referido território. A reunião contou também com a presença da SDR, AMATER, SETUR, ADAPI, UNIVASF, CODEVASF e FUNASA, órgãos parceiros na Agenda.

O presidente da APPM, Gil Carlos, revela que o Piauí é composto por doze territórios com vocações econômicas distintas e a SEPLAN está elaborando um plano baseado nessas habilidades.

“A apresentação dessa Agenda é de extrema importância para que os prefeitos entendam as atividades que estão sendo desenvolvidas nos territórios e possam direcionar suas ações de acordo com o que está sendo proposto no plano. Esse é o primeiro território que estará sendo contemplado, mas o intuito é chegarmos a todos. Essa ação é fruto da nossa gestão junto a SEPLAN, com o apoio do governador Wellington Dias”, destaca.

O território Serra Da Capivara abrange uma área de 24.415,80 Km² e é composto por 18 municípios: Bonfim do Piauí, Capitão Gervásio Oliveira, Coronel José Dias, Dom Inocêncio, Lagoa do Barro do Piauí, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, Anísio de Abreu, Campo Alegre do Fidalgo, Caracol, Dirceu Arcoverde, Fartura do Piauí, Guaribas, João Costa, Jurema, São Braz do Piauí, São Lourenço do Piauí e Várzea Branca, tem 140.761 habitantes e 3 aglomerados.

O secretário de Estado de Planejamento, Antonio Neto, informa que a Agenda do Desenvolvimento Territorial (ADT) é um avanço nos instrumentos de planejamento público e tem por objetivo convergir os investimentos necessários para a dinamização social e econômica numa malha cultural e ambiental. “A ADT da Serra da Capivara tem como principais eixos os arranjos produtivos da Apicultura, Ovinocaprinocultura e do Turismo sem, contudo, desconsiderar a relevância da incorporação de iniciativas inclusivas”, completa.

Estiveram presentes no encontro os prefeitos e prefeitas Gabriela Luz, de Capitão Gervásio Oliveira, Manuel Galvão, de Coronel José Dias, Maria das Virgens, de Dom Inocêncio, Claudine Maia, de Guaribas, Gilson Nunes, de Lagoa do Barro do Piauí, Gil Carlos, de São João do Piauí, Carmelita de Castro, de São Raimundo Nonato, Nilton Cardoso, de São Braz do Piauí e Michele Cruz, de São Lourenço do Piauí, além de Leôncio Sousa, de Pedro Laurentino, que não faz parte do território, mas veio conhecer a iniciativa.

A próxima reunião ficou marcada para o dia 5 de abril, em São Raimundo Nonato.

Mais sobre: