Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Seminário vai debater sobre história e arquitetura de Teresina

O prédio que abriga o Museu do Piauí é um dos mais antigos da capital.

30/03/2016 07:39

Para cidades históricas, o desenvolvimento sofrido ao longo do tempo representam inevitáveis ações de intervenção à memória arquitetônica. Aliar a modernização à identidade antiga é um dos grandes desafios atuais desses centros urbanos. Para discutir mecanismos de preservação patrimonial, a Oficina da Palavra apresenta o seminário “Patrimônio histórico arquitetônico de Therezina – preservação, memória e identidade”, de hoje (30) até o dia 02 de abril.


Através de palestras, debates, música e fotografia, de acordo com Gilson Caland, coordenador da Oficina da Palavra, a proposta é ampliar o debate para uma problemática do cotidiano, falando sobre preservação e patrimônio. “A proposta é discutir a preservação do patrimônio do centro antigo de Teresina, e falar sobre os processos de demolição das casas antigas, que viram estacionamento. Para isso vamos juntar entidade que lidam com essas questões”, comenta.

Entre os órgãos que estarão participando do evento, por meio de palestras, estão o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Piauí – CAU, Conselho Regional de Engenharia – CREA, IPHAN-PI, Secretaria de Estado de Cultura do Piauí – Secult e a Fundação Monsenhor Chaves. A programação também conta com a participação dos historiadores Fonseca Neto e Alcides Nascimento, das arquitetas Luciene Cardoso e Neuza Melo e ainda do advogado Natan Pinheiro, que falará sobre preservação patrimonial do ponto de vista jurídico.


Para Gilson Caland, a preservação patrimonial e arquitetônica de Teresina merece espaço para um debate para que se discuta como manter a memória da cidade. “É importante se falar sobre por conta da memória teresinenses, da identidade urbana da cidade. Vemos que a cada dia os casarões estão sendo demolidos. Ficamos indignados, pois a cidade vem perdendo seu atrativo, seu visual histórico”, ressalta.

O coordenador destaca que o seminário irá apresentar que a preservação histórica pode ser aliada ao desenvolvimento arquitetônico contemporâneo, caminho, que em sua opinião, é possível. “Creio existem vários exemplos de como se pode preservar a arquitetura histórica da cidade e abrigar uma empresa moderna. Existem lugares já que unem, dá pra aliar o desenvolvimento e a preservação da memória”.

O seminário “Patrimônio histórico arquitetônico de Therezina – preservação, memória e identidade” vai acontecer diariamente, a partir das 18h, no auditório da Oficina da Palavra, localizada na Rua Benjamin Constant, 1400, no Centro. Aos interessados, as inscrições são realizadas presencialmente ao valor de R$ 25,00. Ao fim da atividade, os inscritos receberão certificado de participação.


Por: Yuri Ribeiro - Jornal O DIA
Mais sobre: