Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Semente da arte regada na infância gera bons frutos

Em meio a um modelo de educação tradicional, que tem sua eficiência questionada atualmente, aproximar os pequenos da arte é uma possibilidade de desenvolvimento de habilidades

12/03/2017 09:19

Suja a mão ali, cola um papel daqui e corre o pincel dali. A partir de um mundo de possibilidades, as crianças partem da sua inquietude para criar. Durante a infância, fase de desenvolvimento motor e cognitivo, os pequenos têm impulso por se expressar, e aproveitar isso pode ser positivo. Em meio a um modelo de educação tradicional, que tem sua eficiência questionada atualmente, aproximá-los da arte é uma possibilidade de desenvolvimento de habilidades. Além disso, esse pode ser o primeiro passo para o surgimento de um grande artista.

A artista plástica e advogada Luciana Severo trabalha com arte na infância há sete anos. Ela é o nome por trás de um projeto de incentivo a aproximação do universo artístico das crianças. Em seu atelier, os pequenos são apresentados a diversas possibilidades criativas e passam a ter contato com diferentes técnicas. Desde o começo dessa iniciativa, ela conta que é possível perceber a evolução dos alunos ao longo das aulas. O desenvolvimento deles acompanha não somente o lado técnico como também o comportamental e cognitivo.

Luciana Severo desenvolve projeto de arte com crianças há sete anos (Foto: Elias Fontinele/O Dia)

“Elas ficam encantadas com as possibilidades que a arte oferece. Acho bacana oferecer essa oportunidade de vivenciar esse lado. A arte leva a concentração e disciplina. A criança chega no atelier e tem uma meta. Eles se empenham em fazer aquele trabalho. Até os mais agitados se concentram porque eles querem apresentar algo legal. A arte também estimula a criatividade, com o tempo a criança consegue ir desenvolvendo desenhos com mais técnicas e habilidades. Além disso eles se soltam, porque eles tem a arte como um momento deles, um momento de por pra fora o que eles querem e não ficarem somente no computador ou celular”, comenta Luciana.

O projeto da artista plástica começou em 2010, no Rio de Janeiro, quando, após ser diagnosticada com uma doença, ela abandonou a advocacia para se reaproximar da arte como uma terapia. A ideia de ensinar o que sabia do campo artístico para um público infantil surgiu naturalmente. Na época que voltou a pintar,, crianças e pais pediam por orientação e aulas. “Quando fui observar, já havia quase 30 alunos dentro da minha casa, e eu estava dando aulas para eles. Então eu vi que aquele era um caminho”, lembra.

No atelier, as crianças aprendem técnicas e expressam seus sentimentos pintando (Foto: Elias Fontinele/O Dia)

Desde então Luciana roda o Brasil com o projeto. Além do Rio de Janeiro, já passou por cidades como Manaus e Brasília e, agora, Teresina. Ao longo desse período mais de 270 crianças, entre 03 e 12 anos, já foram alunas do atelier. A iniciativa teve um efeito tão positivo na relação entre arte e infância que os trabalhos de alguns participantes serão levados para uma exposição em Paris, em outubro. Os pequenos, incluindo seis participantes de Teresina, irão apresentar suas criações no Museu Du Louvre. Serão as primeiras crianças do mundo a participar desse salão de arte.

Diversão e aprendizado

Quem já teve contato com suas primeiras telas garante que a arte proporciona não somente diversão como também aprendizado. A estudante Luna Cavalcante, de 11 anos, pinta e desenha desde os seis. Ela confessa ser uma apaixonada pelo universo artístico. “Comecei a pintar em 2012. sempre gostei muito de desenhar e minha mãe sempre me apoiou bastante, então me levou para as aulas. Quando eu era menor desenhava personagens, mas agora desenvolvi meu traço e desenho mais paisagens, acho bonito e é um grau de dificuldade maior”, conta.


Foto: Elias Fontinele/O Dia

Aos 9 anos e com o desejo de ser tornar uma pintora renomada, Maria Fernanda Oliveira, uma das alunos que irá expor em Paris, na França, diz que a oportunidade representa um sonho. “Gosto de Pintar. Desde que comecei a pintar descobri que isso me faz sentir livre. Sempre gostei de desenhar e agora estou desenhando melhor e me expressando mais. Ir a Paris será um sonho”, destaca entusiasmada, acrescentando que se inspira na família, nos amigos e na escola. Luciana Severo desenvolve projeto de arte com crianças há sete anos No atelier, as crianças aprendem técnicas e expressam seus sentimentos pintando

Fonte: Jornal O Dia
Edição: Yuri Ribeiro
Mais sobre: