Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Sem recarga de cartões nos terminais, usuários pagam 4 passagens pro centro

Passageiros pagaram o dobro na manhã deste sábado, pois a Strans não disponibilizou postos de recarga nos terminais da zona Sudeste

15/10/2016 12:15

Muitos usuários têm reclamado no novo sistema de Integração, sobretudo com relação ao uso dos cartões. Nos terminais Itararé e Livramento, localizados no bairro Dirceu, zona Sudeste de Teresina, não há posto de recarga, o que obriga os passageiros a pagarem o valor da passagem em dinheiro.

Fotos: Elias Fontinele/ODIA

Foi o que aconteceu com a assistente social Patrícia Borges (foto acima). Ela contou que seguia com sua mãe do bairro até o centro de Teresina e, ao descer no terminal do Itararé e buscar um ponto de recarga do cartão, foi informada que não havia este serviço na plataforma. Mesmo com o cartão em mãos, ela precisou fazer o pagamento de duas passagens em dinheiro, o que acaba sendo um transtorno. “O certo era entrar em outra condução de graça, mas fomos informadas que precisávamos pagar. Ainda bem que nós tínhamos, mas se fosse uma pessoa que tivesse saído de casa apenas com uma passagem?”, questionou.

A passageira ainda ressaltou que precisará buscar um ponto de recarga no centro de Teresina, senão não terá como voltar para seu bairro. Segundo Patrícia Borges, no Dirceu há apenas três postos de recarga de crédito, sendo eles bem distantes, fazendo com que os passageiros fiquem sem opção para utilizar o serviço. “O que precisa é de mais postos para recarga e que o terminal ofereça essa possibilidade ao usuários”, finalizou.


O passageiro José Antônio Cunha também reclamou da falta de um posto de recarga no terminal do Itararé. De acordo com ele, muitos usuários estão insatisfeitos com esse déficit e cobram que uma cabine oferecendo o serviço será disponibilizada. “Se aqui é o ponto em que as pessoas vão descer, então precisa oferecer esse serviço. Eu já vi algumas pessoas descerem aqui no terminal achando que iam conseguir recarregar o cartão e tiveram que pagar inteira. Então é preciso estudar um jeito de instalar para que as pessoas não se prejudiquem”, falou.

A diretora de Transportes Públicos da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Strans), Cíntia Machado, informou existe um espaço no Terminal do Itararé que está sendo equipado para fazer a recarga dos cartões, que por enquanto oferece apenas a venda. A previsão é de que até o final deste mês o serviço esteja funcionando. “Estamos acompanhando essa transição e a obrigatoriedade do cartão. Ele é necessário pois é através dele que o sistema irá identificar que o usuário fez o pagamento da primeira passagem e não precisará fazer o pagamento da segunda, que se for feito em dinheiro não tem como reconhecer”, citou. 

Os cartões de integração são vendidos nos terminais, no Setut, nos postos de recarga, assim como dentro dos ônibus que fazem integração no terminal. Os cobradores também estão fazendo a venda do cartão, que possui dois créditos e custa R$ 10,00.

Atualmente, apenas dois terminais foram entregues, sendo o do Itararé e do Livramento, de um total de oito terminais, sendo dois por cada zona. Três estão em obra, sendo dois na zona Norte e um na zona Sul. Ainda este ano serão iniciados os dois da zona Leste e o segundo da zona Sul

Por: Isabela Lopes
Mais sobre: