Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Sem estrutura, Encontro dos Rios não atrativo para turistas e visitantes

A quantidade de turistas, durante a semana, é bastante reduzida e há dias que ninguém vai ao parque

30/05/2016 07:31

O Encontro do Rios, um dos pontos turísticos mais conhecidos e visitados de Teresina, há alguns anos tem perdido o encanto para o público. Sem estrutura e atrativos, o local está praticamente abandoando e os poucos turistas que visitam o espaço garantem que a falta de atividades e opções de entretenimento acabam afastando os visitantes.


Foto: Elias Fontenele/ODIA


No dia 17 de maio, um dos geradores do local explodiu e, por pouco, o telhado da recepção, que é feito de palha, não pegou fogo. Com isso, o complexo inteiro ficou sem energia elétrica por quase uma semana, obrigando os comerciantes a encerrarem o expediente mais cedo.


Uma funcionária, que prefere não se identificar, conta que a explosão do gerador ocorreu no início da manhã, mas no momento não havia visitantes no local. “De manhã, saiu aquela fumaça, mas depois começou a pegar fogo e, por muito pouco, não pegava na palha. Faz é tempo que prometem uma reforma, mas nunca aconteceu, quem sabe quando tiver uma tragédia, como essa que quase queimou tudo, as autoridades não apareçam, né?”, desabafa a servidora.


Ainda segundo ela, a visitação tem diminuído muito nos últimos anos e isto deve-se à falta de atrativos no local. A funcionária disse que boa parte dos turistas ficam desanimados quando chegam ao local e não encontram atrações e entretenimento. “Quando as pessoas ouvem falar no Encontro dos Rios, elas acham que é um lugar bonito, com muitas atrações e coisas para fazer, mas quando chega, e vê que é só isso, pronto, não voltam mais”, afirma. Segundo relatos da servidora, a quantidade de visitantes, sobretudo durante a semana, é bastante reduzida e há dias que ninguém vai ao Encontro dos Rios. Os finais de semana, geralmente, são um pouco mais movimentados, mas comparado com o que era anos atrás, o local teve uma queda considerável de visitantes. A funcionária ainda acrescenta que a movimentação do espaço se deve basicamente por conta do barco flutuante.


“O barco é o que mais chama as pessoas e, quando dá umas 11h, elas vêm aqui para almoçar ou comer alguma coisa. Quem vai para o barco, ou quando está indo embora, acaba olhando para o Encontro dos Rios, mas não porque veio aqui exclusivamente olhar o parque, é só porque está passando mesmo. Mas têm dias que não vem ninguém aqui”, falou.


Encontro vai passar por ampla reforma


Segundo Sebastião Ferraz, arquiteto da Secretaria Municipal de Planejamento (Semplan), o Encontro dos Rios passará por uma ampla reforma em sua estrutura e que a primeira etapa desta obra deve ser concluída até dezembro deste ano. Esta primeira fase inclui a reforma do pavilhão e áreas externas, e faz parte do Projeto Lagoas do Norte.


A reforma será feita desde a casa, que comporta a administração, recepção e banheiros, até a área externa. Ele explica que os banheiros serão retirados do atual local e construídos in loco. Além disso, o corpo do edifício será completamente adaptado para receber mais quiosques para comercialização de produtos diferenciados, como plantas, revistas, jornais, etc.


Sebastião Ferraz ainda pontua que a área externa de passeio será melhorada, vez que o piso está deteriorado e prejudicando a passagem dos visitantes. Também será feita a substituição e/ou construção de guarda-corpos, garantindo assim mais segurança aos visitantes; bem como a construção de um mirante, que melhorará a visibilidade da paisagem. As lagoas também sofrerão intervenções no intuito de integrar todas as áreas, proporcionando ainda novas áreas de lazer para a população da região, como espaços para prática de Parkour e Badminton, atividades de caminhada, quadras para prática de esportes, entre outros.


“Faremos ainda um espaço que possa ter feiras, voltado para a área da cultura, atividades lúdicas e playground. Temos inclusive um projeto para fontes interativas que projetam água, que além de diminuir a temperatura, ainda refrescam o ambiente”, declara Sebastião Ferraz, arquiteto da Semplan.



Por: Isabela Lopes - Jornal O DIA
Mais sobre: